Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
Um plano para preservar o patrimônio e valorizar as iniciativas culturais
Territórios de Interesse Cultural e da Paisagem (TICP)
Criação dos Territórios de Interesse da Cultura (TICP) para promoção de iniciativas culturais, de educação e do meio ambiente – através de incentivos urbanísticos e fiscais – em áreas que concentram grande número de espaços, atividades e instituições culturais, paisagem relevantes para a memória e a identidade da cidade, formando polos singulares de atratividade social, cultural e turística. Os TICPs já foram definidos no novo PDE: Paulista/Luz, no centro, e Jaguaré/Perus, na zona norte.
Zonas Especial de Preservação Cultural (ZEPEC)
Manutenção do conceito de Zona Especial de Preservação Cultural (ZEPEC) com criação de nova categoria: Áreas de Proteção Cultural (APC), territórios com imóveis de produção e fruição cultural destinados à formação, produção e exibição pública de produtos culturais e artísticos a fim de assegurar a proteção e manutenção de espaços culturais, afetivos e simbólicos.
Plano Municipal da Paisagem
Valorização das paisagens da cidade, a partir do seu reconhecimento como bem ambiental e elemento essencial ao bem-estar e a sensação de conforto individual e social, por meio da definição de diretrizes para elaboração do Plano de Ordenamento e Proteção à Paisagem.
Instrumentos culturais
Incorporação da Chancela da Paisagem Cultural e do Registro dos Bens Imateriais como instrumentos urbanísticos de identificação, proteção e valorização do patrimônio cultural além da atualização da forma de calculo da Transferência do Potencial Construtivo Adicional para preservação bens de interesse histórico, paisagístico, ambiental social ou cultural.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk