Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
Edifício Martinelli recebe iluminação de Natal pela primeira vez na história
Na próxima segunda-feira, 1º de dezembro, às 19h, o Edifício Martinelli será iluminado para o Natal pela primeira vez em seus mais de 100 anos de história. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de São Paulo — por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e da SP Urbanismo, em parceria com o condomínio do prédio — integra o Natal Iluminado 2025, que transformará a cidade em um grande circuito de luz e cultura até 6 de janeiro, com decoração temática, projeções em edifícios históricos, corais e mais de 300 atrações artísticas distribuídas por todas as regiões da capital.
Toda a imponente fachada do Martinelli receberá umay decoração especial composta por 100 refletores de LED, 20 ribaltas de Led, mil unidades de strobos LED, 300 metros de cascata dey LED (totalizando 12 mil LEDs) e 250 metros de cortina de LED (50 mil LEDs). A iluminação do edifício terá as cores verde e vermelha em movimento, criando um espetáculo visual no coração da cidade.
Para realizar a instalação, foram mobilizados 25 funcionários diretamente e outros 40 indiretamente, que utilizaram 3 quilômetros de cabos e 3 quilômetros de cabos de aço, além de equipamentos de alta tecnologia para garantir a segurança e o efeito visual esperado.
Um marco na história da cidade
O Edifício Martinelli foi idealizado pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli e projetado pelo arquiteto húngaro William Fillinger. A construção começou em 1924 e foi concluída em 1934, com 30 andares e 105 metros de altura. O edifício foi o primeiro grande arranha-céu de São Paulo e, por muitos anos, o prédio mais alto da cidade — e, durante parte desse período, o mais alto da América Latina.
Para demonstrar a segurança da construção, Martinelli mandou construir um palacete na cobertura do edifício, réplica de uma villa italiana, onde sua própria família passou a morar.
Em 1975, foi desapropriado pela Prefeitura de São Paulo e completamente reformado pelo prefeito Olavo Setúbal, sendo reinaugurado em 1979. Hoje, o Martinelli é sede de diversas secretarias e empresas públicas municipais, além de estabelecimentos comerciais no térreo. No 26.º andar existe um terraço com visão panorâmica da cidade, de onde é possível avistar o Pico do Jaraguá, as antenas da Paulista e milhares de prédios que compõem a paisagem urbana de São Paulo.
A iluminação natalina do Martinelli simboliza não apenas a celebração das festas de fim de ano, mas também o reconhecimento deste patrimônio histórico como um dos mais importantes marcos arquitetônicos de São Paulo. O edifício, que já foi símbolo de ousadia e inovação na década de 1920, ganha agora um novo capítulo em sua centenária história.
Sobre o Natal Iluminado 2025
O Natal Iluminado 2025 transformará São Paulo em um circuito contínuo de luz e cultura até 6 de janeiro. Entre os destaques estão a Avenida Paulista, com 290 arcos luminosos formando um túnel contínuo, e o Centro Histórico, que se transforma em uma grande Vila de Natal com projeções mapeadas em prédios históricos, pista de patinação no gelo no Largo São Bento e mais de 50 pontos icônicos iluminados. Cada uma das 32 subprefeituras também receberá uma árvore de Natal de 13,5 metros de altura, levando o espírito natalino para todas as regiões da capital.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
