Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento

Quinta-feira, 18 de Setembro de 2025 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo apresenta projetos de inovação e sustentabilidade na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo 

Visitantes poderão conhecer iniciativas com arquitetura sustentável, energia solar, reuso da água, além do Bonde São Paulo (VLT), Plano Municipal Hidroviário e ações para retrofit na região central

São Paulo leva sua visão de futuro para a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura (BIAsp). De 18 de setembro a 19 de outubro, no Pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera, a gestão municipal apresenta iniciativas que dialogam com o tema desta edição – “Extremos – Arquiteturas para um mundo quente” –, em meio ao desafio global de unir crescimento urbano, qualidade de vida e sustentabilidade.

No estande da Prefeitura de São Paulo, serão apresentados projetos que vêm transformando a cidade e apontando para um futuro mais sustentável. Entre os destaques estão o Bonde São Paulo (VLT), o Plano Municipal Hidroviário (PlanHidro SP), os programas de retrofit no centro (Requalifica Centro e Subvenção Econômica), a criação e revitalização de parques, a Casa de Cultura Cidade Ademar (iniciativa de arquitetura sustentável, com energia solar e reuso da água), a declaração de utilidade pública de 32 áreas verdes, o programa Sampa+Rural, o Plano de Ação Climática e ações de transporte limpo e eficiente.

O Plano Diretor Estratégico (PDE) é a base que orienta essas ações. Em sintonia com a Agenda 2030 e com os compromissos internacionais de enfrentamento às mudanças climáticas, o PDE direciona o adensamento para áreas já dotadas de infraestrutura, com qualificação urbana e ambiental. Entre as prioridades estão os eixos de transporte público, as áreas de centralidade, as orlas ferroviária e fluvial, além da rede hídrica e ambiental. 

A exposição da Prefeitura reunirá em um único espaço imagens, sons e projeções que narram a história e os caminhos da transformação urbana de São Paulo. O público será recebido por uma maquete topográfica da cidade, que ganhará vida com projeções mapeadas digitalmente para destacar rios, áreas verdes, centralidades e os principais projetos urbanos. Ao mesmo tempo, um áudio narrado contará como a cidade se organiza e se prepara para enfrentar os desafios climáticos e seus projetos. 

Quatro grandes telas de LED exibirão fotografias, vídeos, mapas e desenhos técnicos, permitindo a visualização dos projetos de diferentes ângulos. A localização de cada intervenção será indicada diretamente na maquete, criando uma experiência integrada e acessível para os visitantes.  

A exposição é resultado de um grupo de trabalho coordenado pela gestão municipal e nela são apresentados planos, programas e projetos encabeçados pelas pastas de Urbanismo e Licenciamento, SP Urbanismo, Mananciais, Habitação, Verde e Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Comunicação.


 
Conheça alguns dos projetos da Prefeitura de São Paulo em destaque na Bienal  

Bonde São Paulo – Projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT):  solução moderna de transporte para requalificar o centro, trazendo um transporte eficiente e sustentável, que valoriza a área, estimula o comércio local e fortalece toda a região. 
 
Plano Municipal Hidroviário (PlanHidro SP): proposta pioneira da Prefeitura para integrar políticas públicas voltadas ao transporte aquático, lazer, ecoturismo e educação ambiental, promovendo o desenvolvimento urbano sustentável, prevê a criação de mais de 30 ecoportos e ecoparques. 

Aquático-SP: já é realidade: cruza a Represa Billings em apenas 20 minutos, contra 1h20 por terra, aliando sustentabilidade, modernidade e inovação. 
 
Bairro Conectado - Terminal Sapopemba: baseado no conceito de "Cidade de 15 Minutos", este projeto busca melhorar a mobilidade ativa e a qualidade de vida no entorno do Terminal Sapopemba, na zona leste. 
 
Requalifica Centro e Subvenção Econômica
: com incentivos fiscais, edilícios e apoio direto do Município, essas iniciativas já viabilizam o retrofit de 32 edifícios antigos na região. Ao todo, são 2.271 novas unidades habitacionais, incluindo Habitação de Interesse Social (HIS) e outros usos residenciais, além de empreendimentos comerciais.  

Criação e restauração de parques – Uma linha do tempo mostra os principais parques existentes com projetos que incluem o Parque Linear Córrego do Bispo, na Zona Norte, o Parque Apurá-Búfalos, na Zona Sul, a nova sede do Parque Natural Fazenda do Carmo e também a restauração do Parque da Luz, o mais antigo da capital.

32 áreas verdes declaradas de utilidade pública – São Paulo destinou para preservação um território equivalente ao da cidade de Paris, ampliando para 26% a área da capital sob proteção pública. Essa medida garante mais serviços ecológicos, biodiversidade e espaços de lazer.

Programa Sampa+Rural – Voltado à agricultura urbana, o programa oferece assistência técnica, capacitação, acesso a mercados e incentivo financeiro fortalecendo a produção sustentável e gerando renda em áreas vulneráveis.

PlanClima SP – Lançado em 2021, estabelece metas de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono em 2050. Integra todas as ações urbanísticas e ambientais, consolidando a capital como referência em sustentabilidade. 

 


Sobre a 14ª Bienal de Arquitetura de São Paulo 
A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (BIAsp) acontece de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025, no Pavilhão da Oca, no Parque Ibirapuera. Organizada pelo Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IABsp), a mostra retorna ao espaço após uma década de edições descentralizadas. A visitação é gratuita e será aberta de terça a domingo, das 10h às 20h. 

Nesta edição, a Bienal foca no papel da arquitetura para enfrentar a emergência climática e os desafios da vida urbana contemporânea. Por meio do tema "Extremos", propõe um debate sobre como a produção do ambiente construído pode ajudar a reverter o aquecimento global. 

Clique para saber mais: https://bienaldearquitetura.org.br/

collections
Galeria de imagens