Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
Prefeitura de São Paulo apresenta projetos de inovação e sustentabilidade na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

São Paulo leva sua visão de futuro para a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura (BIAsp). De 18 de setembro a 19 de outubro, no Pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera, a gestão municipal apresenta iniciativas que dialogam com o tema desta edição – “Extremos – Arquiteturas para um mundo quente” –, em meio ao desafio global de unir crescimento urbano, qualidade de vida e sustentabilidade.
No estande da Prefeitura de São Paulo, serão apresentados projetos que vêm transformando a cidade e apontando para um futuro mais sustentável. Entre os destaques estão o Bonde São Paulo (VLT), o Plano Municipal Hidroviário (PlanHidro SP), os programas de retrofit no centro (Requalifica Centro e Subvenção Econômica), a criação e revitalização de parques, a Casa de Cultura Cidade Ademar (iniciativa de arquitetura sustentável, com energia solar e reuso da água), a declaração de utilidade pública de 32 áreas verdes, o programa Sampa+Rural, o Plano de Ação Climática e ações de transporte limpo e eficiente.
O Plano Diretor Estratégico (PDE) é a base que orienta essas ações. Em sintonia com a Agenda 2030 e com os compromissos internacionais de enfrentamento às mudanças climáticas, o PDE direciona o adensamento para áreas já dotadas de infraestrutura, com qualificação urbana e ambiental. Entre as prioridades estão os eixos de transporte público, as áreas de centralidade, as orlas ferroviária e fluvial, além da rede hídrica e ambiental.
A exposição da Prefeitura reunirá em um único espaço imagens, sons e projeções que narram a história e os caminhos da transformação urbana de São Paulo. O público será recebido por uma maquete topográfica da cidade, que ganhará vida com projeções mapeadas digitalmente para destacar rios, áreas verdes, centralidades e os principais projetos urbanos. Ao mesmo tempo, um áudio narrado contará como a cidade se organiza e se prepara para enfrentar os desafios climáticos e seus projetos.
Quatro grandes telas de LED exibirão fotografias, vídeos, mapas e desenhos técnicos, permitindo a visualização dos projetos de diferentes ângulos. A localização de cada intervenção será indicada diretamente na maquete, criando uma experiência integrada e acessível para os visitantes.
A exposição é resultado de um grupo de trabalho coordenado pela gestão municipal e nela são apresentados planos, programas e projetos encabeçados pelas pastas de Urbanismo e Licenciamento, SP Urbanismo, Mananciais, Habitação, Verde e Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Comunicação.
Conheça alguns dos projetos da Prefeitura de São Paulo em destaque na Bienal
Bonde São Paulo – Projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT): solução moderna de transporte para requalificar o centro, trazendo um transporte eficiente e sustentável, que valoriza a área, estimula o comércio local e fortalece toda a região.
Plano Municipal Hidroviário (PlanHidro SP): proposta pioneira da Prefeitura para integrar políticas públicas voltadas ao transporte aquático, lazer, ecoturismo e educação ambiental, promovendo o desenvolvimento urbano sustentável, prevê a criação de mais de 30 ecoportos e ecoparques.
Aquático-SP: já é realidade: cruza a Represa Billings em apenas 20 minutos, contra 1h20 por terra, aliando sustentabilidade, modernidade e inovação.
Bairro Conectado - Terminal Sapopemba: baseado no conceito de "Cidade de 15 Minutos", este projeto busca melhorar a mobilidade ativa e a qualidade de vida no entorno do Terminal Sapopemba, na zona leste.
Requalifica Centro e Subvenção Econômica: com incentivos fiscais, edilícios e apoio direto do Município, essas iniciativas já viabilizam o retrofit de 32 edifícios antigos na região. Ao todo, são 2.271 novas unidades habitacionais, incluindo Habitação de Interesse Social (HIS) e outros usos residenciais, além de empreendimentos comerciais.
Criação e restauração de parques – Uma linha do tempo mostra os principais parques existentes com projetos que incluem o Parque Linear Córrego do Bispo, na Zona Norte, o Parque Apurá-Búfalos, na Zona Sul, a nova sede do Parque Natural Fazenda do Carmo e também a restauração do Parque da Luz, o mais antigo da capital.
32 áreas verdes declaradas de utilidade pública – São Paulo destinou para preservação um território equivalente ao da cidade de Paris, ampliando para 26% a área da capital sob proteção pública. Essa medida garante mais serviços ecológicos, biodiversidade e espaços de lazer.
Programa Sampa+Rural – Voltado à agricultura urbana, o programa oferece assistência técnica, capacitação, acesso a mercados e incentivo financeiro fortalecendo a produção sustentável e gerando renda em áreas vulneráveis.
PlanClima SP – Lançado em 2021, estabelece metas de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono em 2050. Integra todas as ações urbanísticas e ambientais, consolidando a capital como referência em sustentabilidade.
Sobre a 14ª Bienal de Arquitetura de São Paulo
A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (BIAsp) acontece de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025, no Pavilhão da Oca, no Parque Ibirapuera. Organizada pelo Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IABsp), a mostra retorna ao espaço após uma década de edições descentralizadas. A visitação é gratuita e será aberta de terça a domingo, das 10h às 20h.
Nesta edição, a Bienal foca no papel da arquitetura para enfrentar a emergência climática e os desafios da vida urbana contemporânea. Por meio do tema "Extremos", propõe um debate sobre como a produção do ambiente construído pode ajudar a reverter o aquecimento global.
Clique para saber mais: https://bienaldearquitetura.org.br/
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk