Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Prefeitura de São Paulo e a APA Bororé-Colônia apoiam o Festival Rota do Cambuci
A Rota do Cambuci é um festival realizado desde 2009 na região da Serra do Mar Paulista. Considerado uma estratégia de conservação da Mata Atlântica, esse evento promove o cultivo e a venda do fruto de forma sustentável, a produção familiar em bases agroecológicas, e se tornou uma alternativa de desenvolvimento para os municípios envolvidos, como por exemplo São Paulo, Santo André, Mogi das Cruzes, Ribeirão Pires e Bertioga. Nesse ano, a Casa Ecoativa vai sediar essa iniciativa no domingo, dia 10 de abril, com entrada gratuita das 10h às 19h, apoiada pela Prefeitura Municipal de São Paulo e pela Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé-Colônia.
A feira conta com 20 iniciativas da agricultura familiar, e uma infinidade de produtos artesanais que vão desde bebidas, licores, geleias, sorvetes e doces a pratos salgados produzidos com frutas como o cambuci, a estrela do festival, mas também a uvaia, jabuticaba, acerola, juçara, grumixama, jerivá e outras que representam a biodiversidade da Mata Atlântica.
O cambuci (Campomanesia phaea) é uma fruta típica da Mata Atlântica e da Serra do Mar, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, rica em vitamina C e fonte de antioxidantes, substâncias importantes para o combate ao estresse, prevenção do envelhecimento e de doenças degenerativas.. Acredita-se que a origem do nome cambuci seja derivada de Kãmu-si, um termo tupi-guarani para um tipo de pote de argila feito para armazenar água, cujo formato é semelhante ao fruto. Com o desmatamento da Mata Atlântica, essa fruta chegou muito perto da extinção.
A Casa Ecoativa é um centro eco-cultural na Ilha do Bororé, às margens da Represa Billings, que promove o acesso à cultura e práticas sustentáveis. Para chegar lá é preciso atravessar a 1a. balsa do Bororé. O projeto surgiu com a mobilização da comunidade e tornou-se um valioso gerador de cultura e lazer, reunindo diversos grupos da região, o que também possibilita vivenciar uma experiência comunitária.
Área de Proteção Ambiental Bororé-Colônia
Localizada no sul do município de São Paulo, a APA Bororé-Colônia é uma Unidade de Conservação (UC) fundamental para a produção de água do município pois possui inúmeras nascentes, córregos e ribeirões que alimentam a Represa Billings, um dos principais mananciais de abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo.
Sendo assim, a UC tem por objetivo promover a proteção da diversidade biológica, dos recursos hídricos e do patrimônio histórico da região, conciliando-os com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que ali residem.
Serviço:
Festival Rota do Cambuci - 10 de abril, das 10h às 19h.
Casa Ecoativa - Estrada de Itaquaquecetuba, 7225, Ilha do Bororé - SP.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk