Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Jacuguaçú (jacuaçu)

Aves

1) Nome Popular :  Jacuguaçú (jacuaçu)
2) Nome científico :  Penelope obscura
3) Onde pode ser encontrado em vida livre na cidade:   Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo do Curucutu
4) Biologia: Habitat: Matas secundárias, capoeiras, plantações e matas de galeria (matas altas). Serra do mar.
Comportamento: Chama com mais freqüência de manhã cedo e no final da tarde. De madrugada intermeia com o chamado um tamborilar fore e áspero feito com as asas.
Alimentação: Embora habitem matas, descem em campo aberto para se alimentarem. Se alimentam de frutas, folhas, brotos, grãos e insetos.
Reprodução : Monogâmicos, os machos alimentam as fêmeas. Pode-se instalar entre gravatás cujas folhas ele pisa, obtendo assim um ninho. Período de nidificação de 28 dias. Ninhadas de 2 a 3 filhotes que já nascem de olhos abertos e se movem livremente. 
Grau de ameaça no Estado de S.Paulo e no Brasil
5) Relação com a cidade (adaptação, impacto, doenças)    Espécie caçada por moradores da zona rural para comida ou esporte, porém não é um fator significativo agindo contra a sobrevivência da espécie.
6) Curiosidades(tamanho, coloração, etc)  Espécie meridional de tamanho avantajado –73cm. Peso=1.200g. Coloração verde-bronze vem escura; manto, pescoço e peito finalmente estriados de branco; pernas anegrads. Espécie grande, comestível e barulhenta. Notáveis pelo ruído esquisito e fortíssimo que produzem com as asas enquanto voam.
7) Histórico e fatos interessantes de animais atendidos:  
8) Fontes consultadas  Sick, H. Ornitologia Brasileira. Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1997.
Belton, W. Aves do Rio Grande do Sul. Ed. Unisinos, Rio Grande do Sul, 1994

collections
Galeria de imagens