Infraestrutura Urbana e Obras

Segunda-feira, 21 de Julho de 2025 | Horário: 11:13
Compartilhe:

Prefeitura inaugura EMEI Gilda Figueiredo Portugal Gouvea, na Cidade Ademar, Zona Sul

Com capacidade para cerca de 240 alunos, a unidade é a 35º entregue pela prefeitura desde 2023

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e Educação (SME), inauguraram nesta segunda-feira (21), a EMEI Gilda Figueiredo Portugal Gouvea, localizada no distrito de Cidade Ademar, Zona Sul da capital. A inauguração marca o retorno das aulas após o recesso escolar do mês de julho na rede municipal de ensino. Com um investimento de R$ 9,5 milhões na construção, a escola poderá atender cerca de 240 crianças, de 4 a cinco anos em período integral.

Construída pela SIURB e entregue em abril deste ano, a unidade conta com toda a infraestrutura necessária para receber os alunos com conforto e segurança, em uma área de mais de 1.300 m² distribuída em dois pavimentos. A EMEI possui salas de vídeo, informática e leitura, salas de aula, brinquedoteca e almoxarifado e ainda, conta com cozinha, despensa e galpão com palco para realização de atividades artísticas. 

Fotos de: Sergio Barzaghi/Secom

Reforçando o compromisso da Prefeitura de São Paulo com as questões socioambientais, a unidade dispõe de placas solares para aquecimento da água utilizada nos banheiros e água de reuso. Além disso, a EMEI atende às normas de acessibilidade vigente, com banheiros adaptados, sinalização em braille, elevador, rampas de acesso e playground acessível.

Essa é a 35ª unidade entregue desde 2023, sendo 24 Centros de Educação Infantil (CEIs), 2 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), 4 Emeis, 2 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e 2 Centros Educacionais Unificados (CEUs), os CEUs Rei Pelé e Papa Francisco.

Assessoria de Comunicação - SIURB 

collections
Galeria de imagens