Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025 | Horário: 15:59
Compartilhe:

Agosto Laranja: Capital promove o mês de conscientização da Esclerose Múltipla

Ação em parceria com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla traz visibilidade para a doença

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e em parceria com Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), promove, em agosto, o mês de conscientização sobre a Esclerose Múltipla. 

Desde 11 de maio de 2006, o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla é celebrado dia 30 de agosto, instituído pela Lei 11.303. O objetivo do Agosto Laranja é criar um movimento coletivo para desmistificar a doença crônica e fomentar o diagnóstico precoce, além de garantir mais qualidade de vida, acolhimento, respeito e dignidade para quem convive com a patologia, seus amigos e familiares.  

Ações durante o Agosto Laranja 

As ações farão parte do Cultura Inclusiva, projeto que leva pessoas com deficiência de forma gratuita à eventos, teatros, museus e outros espaços turísticos e culturais da cidade. Amanhã (14), a SMPED levará a ABEM para o Tour Experience no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como MorumBIS. Além disso, a ação estará presente no Campeonato Brasileiro, com a participação dos atendidos da associação, que assistirão à partida entre São Paulo e Atlético Mineiro, no dia 24, também no MorumBIS. 

Uma campanha de conscientização está sendo promovida durante todo o mês de agosto no Instagram oficial da SMPED, informando a população sobre sintomas, tratamentos e outros conteúdos relevantes relacionados à doença autoimune. Também fazem parte das iniciativas a iluminação de monumentos e mensagens nos relógios da cidade. 

O que é Esclerose Múltipla? 

A esclerose múltipla é uma doença neurológica, crônica e autoimune que afeta o sistema nervoso central, prejudicando a comunicação entre o cérebro e o corpo. Seus sintomas variam e podem incluir fadiga, alterações na visão, dificuldades motoras e cognitivas, sendo muitas vezes invisíveis. Atinge jovens adultos, especialmente mulheres, entre 20 e 40 anos, em plena fase ativa da vida. Não é contagiosa, não pode ser prevenida e muitas vezes apresenta sintomas que podem passar despercebidos ou ser confundidos com outras condições. Embora não tenha cura, a EM pode ser controlada com acompanhamento adequado, como tratamento dos surtos,  reabilitação física e cognitiva e apoio psicológico e social. 

Assessoria de Comunicação - SMPED

collections
Galeria de imagens