Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
30 Selos de Acessibilidade são concedidos neste ano em São Paulo
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzia (SMPED), por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), concedeu, no dia 24 de abril, o 30º Selo de Acessibilidade em 2013. Desde 2003, já foram 270 selos entregues a edificações públicas e privadas.
O Selo de Acessibilidade foi instituído pelo Decreto nº 37.648 de 25 de setembro de 1998, e é conferido às edificações novas ou já existentes, públicas ou privadas, espaços, transportes coletivos, mobiliários e equipamentos urbanos que garantam total acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
A concessão pode ser feita às edificações que já possuam o Certificado de Acessibilidade (outorgado por Subprefeituras ou pelo Contru para concessão do alvará ou licença de funcionamento), e a quaisquer outras, por iniciativa da própria administração pública ou a pedido dos proprietários ou responsáveis pelo imóvel.
De acordo com o arquiteto Eduardo Auge, técnico da CPA, a atribuição do Selo confere um padrão de qualidade maior, pois fica, obrigatoriamente, vinculada à vistoria prévia dos estabelecimentos. “Caso um estabelecimento não esteja enquadrado nas exigências legais apontadas pela CPA, o mesmo terá que se adequar perante os órgãos competentes e, posteriormente, solicitar nova vistoria”, afirma.
“O Selo de Acessibilidade é mais do que uma garantia de que um local foi devidamente vistoriado por nossa Comissão. Ele serve como uma corroboração do Certificado”, conclui Eduardo Auge.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
EqualWeb Acessibilidade Web
A EqualWeb é uma plataforma de acessibilidade web que ajuda a tornar o seu site mais acessível para todos os utilizadores.