Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Sexta-feira, 31 de Maio de 2019 | Horário: 17:31
Compartilhe:

Rua João Cachoeira recebe ação de conscientização do Maio Amarelo 2019

Cadeiras de rodas ocuparão vagas de Zona Azul com lembretes: “Volto já”, “É rapidinho” e “Só 1 minuto”

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), promoveu nesta sexta-feira (31/05) uma ação diferente de conscientização na Rua João Cachoeira, no Itaim Bibi (zona oeste da capital), para alertar a população sobre o respeito às vagas especiais de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência física e idosas. Parte da programação do Maio Amarelo 2019, a equipe da Prefeitura colocou cadeiras de rodas em vagas de Zona Azul existentes na altura do nº 533 da via.

As cadeiras de rodas foram destacadas com três tipos de mensagens comumente, utilizadas como desculpas por motoristas, que insistem em estacionar nas vagas prioritárias: “Volto já”, “É rapidinho” e “Só 1 minuto”. A ação Só 1 Minuto, que já foi realizada também na Rua Oscar Freire no dia 14/05, é uma parceria da SMT, CET e SMPED e contou, ainda, com a performance de mímicos do Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET, o CETET. De maneira lúdica e bem-humorada, os mímicos ensinaram, as pessoas que estavam passando pela Rua João Cachoeira, a respeitar os mais vulneráveis no trânsito, incluindo aí as pessoas que têm sua mobilidade reduzida, devido ao avanço da idade ou por alguma deficiência.

Blitz em vagas especiais

Ainda, dentro do Maio Amarelo (http://maioamarelo.prefeitura.sp.gov.br), estão previstas blitz em vagas de DeFis e Idoso por diversos pontos da cidade ao longo do mês, sempre de quinta-feira a domingo, até o dia 2/06. Na semana de 30/05 a 02/06, a blitz será em shoppings das zonas sul e oeste como Interlagos, Ibirapuera, Bourbon e Higienópolis.

Este tipo de fiscalização começou em 1º de setembro de 2017. Acontece em shoppings e supermercados que se adequaram à sinalização correta para estas vagas especiais, cumprindo as regras do Manual de Sinalização da CET (acessível no site www.cetsp.com.br). De acordo com as resoluções 303/08 e 304/08 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), os estabelecimentos particulares devem destinar 5% das vagas existentes para os idosos e 2% para as pessoas com deficiência.

O balanço mais recente mostra que, em 2019, até 19 de maio, foram feitas 2.967 autuações pelos agentes de trânsito em estacionamentos de comércios privados na capital paulista. Em 2017, de 1º/09 até o final daquele ano, foram 1.048 multas; em 2018 (ano todo) 4.361 autuações lavradas – lembrando que quem desrespeita as vagas especiais comete infração gravíssima e está sujeito à multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

Confira as fotos: 

mais de quinze cadeiras de rodas posicionadas nas vagas reservadas com a frase:

mais de quinze cadeiras de rodas posicionadas nas vagas reservadas com a frase:

três pessoas na rua interagem com a ação. Uma das moças tira foto da cadeira de rodas estacionada na vaga reservada.

Mais quinze pessoas na foto. Algumas atravessam a faixa de pedestre, entre elas o Prefeito Bruno Covas.

mais de dez pessoas na foto, entre elas o prefeito Bruno Covas e os secretários Cid Torquato e Edson Caram.

Fotos: Fábio Nunes - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

collections
Galeria de imagens