Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Sexta-feira, 26 de Julho de 2019 | Horário: 17:10
Compartilhe:

Pela primeira vez, reunião plenária do CAU/SP adota tradução simultânea para Libras

Intérpretes se revezaram para transmitir o conteúdo da reunião, durante a transmissão ao vivo pela internet

A  Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi utilizada pela primeira vez em uma reunião plenária do CAU/SP nesta quinta-feira, (25). Dois intérpretes se revezaram para transmitir o conteúdo da reunião, durante a transmissão ao vivo pela internet.

A iniciativa foi possível devido à parceria estabelecida com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. O Termo de Cooperação, firmado entre as duas instituições, permitiu a realização de diversos seminários sobre a questão da acessibilidade nos últimos anos.

“Nós fizemos a solicitação e a Secretaria autorizou que os dois profissionais fizessem a transmissão”, comentou a arquiteta e urbanista Mel Gatti de Godoy Pereira, Coordenadora adjunta da Comissão de Acessibilidade do CAU/SP.

Ela adianta, que a próxima plenária programada para o dia 29 de agosto, também deve contar com a transmissão simultânea em libras. “A iniciativa foi muito positiva. Eu notei que, em alguns momentos, o próprio presidente teve o cuidado de falar um pouco mais devagar para ajudar o tradutor”.

Durante a reunião, os conselheiros foram informados que pelo duas dezenas de profissionais com deficiência auditiva estavam acompanhando a plenária graças à transmissão em libras.

Recentemente, o presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, esteve reunido com um arquiteto com deficiência auditiva, o profissional Tiago Takano Maeda.

Na ocasião, Maeda expôs as barreiras e dificuldades existentes no dia a dia de trabalho de mais de 200 arquitetos e urbanistas que se articulam em um grupo – todos com deficiência.

O profissional teve a oportunidade de assistir a novidade. “Em nome da comunidade de arquitetos surdos e deficientes auditivos brasileiros, agradecemos a iniciativa da transmissão em Libras da plenária do CAU/SP realizada no dia 25 de Julho de 2019 e também a valorização da diversidade”, afirmou, em declaração enviada ao Conselho.

“Ficamos surpresos com a novidade de transmissão em Libras, o que aproximou mais os arquitetos surdos e deficientes auditivos com o CAU/SP. Construímos uma boa ponte entre o Conselho e alguns profissionais que passam a ter voz”, concluiu.

Por CAU/SP

collections
Galeria de imagens