Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
“O que falta nas pessoas é mais respeito com a nossa realidade” diz Gabriel Facchini no Dia Internacional da Síndrome de Down
O Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, é marcado por muita celebração e luta por direitos. Ao contrário do que muita gente acha, não se trata de uma doença, mas sim de uma condição humana geneticamente determinada e capaz de ser transformada em possibilidades para quem recebe afeto, cuidados, apoio e incentivo. E o avanço nas políticas públicas e na expectativa de vida das pessoas com síndrome de Down se refletem na inclusão social. Hoje muitos deles exercem papel de protagonismo na sociedade. Caso do fotógrafo da Prefeitura de São Paulo, Gabriel Facchini, 23 anos.
“A nossa sociedade não está muito preparada para receber pessoas com síndrome de Down. Existem recursos que fazem com que a inclusão seja cada vez melhor. O que falta nas pessoas é mais respeito com a nossa realidade” avalia, Gabriel.
Gabriel é fotógrafo na Prefeitura de São Paulo
Gabriel iniciou na Prefeitura de São Paulo, como estagiário, na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, pelo Programa de Estágio para Estudantes com Deficiência, iniciativa que tem como objetivo ampliar a contratação de estudantes com deficiência nas vagas de estágio da administração pública municipal e facilitar a inclusão desse grupo no mercado de trabalho formal. O projeto é uma parceria da SMPED com a Secretaria Municipal de Gestão (SMG), e visa transformar a vida de jovens e adultos com deficiência em geral preteridos nos programas de estágio. Desde 2017, foram realizadas a contrações de 138 estagiários.
“O Programa de Estágio foi muito bom, sendo a minha primeira experiência. Aprendi muitas coisas que estavam relacionadas com a minha faculdade. Tive um semestre de Comunicação, quando me formei, o tema do meu TCC foi : A Síndrome de Down e a inclusão social. Todas as questões trabalhadas, eu já tinha tido o contato na SMPED, o que me ajudou demais” destaca.
Ele conta que o trabalho o ajuda a aprender muitas coisas novas todos os dias: “Na SMPED, convivi com muitas pessoas e aprendi coisas diferentes. Na SECOM (Secretaria de Comunicação) também não foi diferente, hoje estou feliz no meu trabalho. Quero me dedicar e evoluir sempre.”
Em 2019, Gabriel recebeu pelo prefeito Bruno Covas, no auditório da Prefeitura, o Prêmio Cidade de São Paulo. Foram 25 pessoas que se destacaram por terem cooperado com o município para torná-lo mais justo, bonito e solidário: “Fiquei muito feliz pela homenagem do Prêmio Cidade de São Paulo. Foi a minha porta de entrada, com a minha família presente. Hoje faço 2 anos de SECOM e 4 anos que estou na fotografia, espero que muitas portas se abram para mim!”
Gabriel recebe a medalha ao lado do Prefeito Bruno Covas e o Governador João Doria
Rede de apoio e serviços
Segundo Gabriel, a família é muito importante no processo de autonomia e independência: “A família é importante e é necessária para que possam surgir mais oportunidades. Eu fazia faculdade pela manhã, voltava para casa e almoçava, meus pais me deixavam no metrô, e eu ia sozinho para o trabalho. Tive uma preparação e adaptação antes com a ajuda dos meus pais para conseguir fazer tudo”.
Gabriel e a mãe, Luciana
Políticas Públicas e Ações
A Prefeitura de São Paulo, por meio da SMPED e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem trabalhado ativamente na construção de políticas públicas e melhorias para pessoas com síndrome de Down. Além dos Centros Especializados em Reabilitação (CER), a SMPED lançou em 2019, em parceria com a Mais Diferenças, o Guia de Direitos e Serviços Públicos para Pessoas com Deficiência na Cidade de São Paulo. Foi elaborado com ilustrações e linguagem de fácil compreensão, trazendo informações sobre direitos e os principais serviços disponibilizados para as pessoas com deficiência pela Prefeitura de São Paulo, nas áreas de Educação, Saúde, Trabalho, Moradia, Transporte, Mobilidade, Assistência, Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Segurança. Há, também, dados sobre instâncias estaduais e nacionais, bem como sobre acesso à Justiça, isenção de tributos, Previdência Social e participação da pessoa com deficiência na vida pública e política. Para conferir, acesse:
/web/pessoa_com_deficiencia/w/publicacoes/295954.
Sobre o Dia Internacional da Pessoa com Síndrome Down
Foi criado pela Síndrome de Down Internacional (Down Syndrome International) e seu reconhecimento oficial pela ONU, Organização das Nações Unidas, foi proposto pelo Brasil.
Neste dia, pessoas com síndrome de Down e aqueles que vivem e trabalham com elas em todo o mundo organizam e participam de atividades e eventos para aumentar a conscientização pública e criar uma voz global única para defender os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down.
O site WDSD, gerenciado pela Síndrome de Down Internacional (Down Syndrome International), concentra as atividades que acontecem para celebrar a data a cada ano.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
EqualWeb Acessibilidade Web
A EqualWeb é uma plataforma de acessibilidade web que ajuda a tornar o seu site mais acessível para todos os utilizadores.