Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Secretária Silvia Grecco participa do lançamento do projeto Território Inclusivo
Na manhã desta quarta-feira (6), a Prefeitura de São Paulo lançou o projeto Território Inclusivo na UBS Cidade Nova São Miguel, Zona Leste da cidade. O objetivo do projeto é ampliar o atendimento de saúde para mulheres com deficiência. O evento contou com a participação do prefeito Ricardo Nunes, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido e demais autoridades convidadas.
“A cidade tem algumas prioridades e a saúde das mulheres é uma delas. Neste mês, a gente comemora o Outubro Rosa e será destinado às mulheres com deficiência”, explicou o prefeito.
A programação de hoje começou com atendimentos agendados de papanicolau, exames de mamografia e de sangue, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite, triagem odontológica e vacinação contra o HPV. Além disso, agentes comunitários de saúde também farão busca ativa para localizar o público-alvo e ampliar os atendimentos.
Na primeira quarta-feira de cada mês, as UBSs vão disponibilizar vagas para consultas médicas, escuta qualificada, exames preventivos de câncer de mama e colo do útero para o público feminino com deficiência e suas cuidadoras. O projeto vai se estender até setembro de 2022. Estima-se o atendimento de mais de 33 mil mulheres no intervalo de um ano.
“Agora, nós mulheres temos um programa mais humanizado e que atende todas às nossas necessidades” ressaltou Suely Rezende, moradora da Vila Matilde que tem deficiência física e que será beneficiada pela iniciativa.
A secretária Silvia Grecco ressaltou a importância do lançamento do projeto: ''Hoje foi um dia muito importante, pois fizemos a entrega dos equipamentos ginecológicos para atender mulheres com deficiência e isso significa inclusão. Esse evento demonstra o comprometimento da gestão na implantação de políticas públicas para as mulheres da cidade de São Paulo.''
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) adquiriu 20 mesas ginecológicas elétricas para o atendimento de mulheres com deficiência, obesas e idosas. Os recursos para a aquisição foram viabilizados a partir da emenda do vereador Eli Corrêa. A ação é feita em conjunto com a Secretaria de Saúde que fará a distribuição dos equipamentos nas unidades de saúde.
Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde
Ainda hoje, no período da tarde, a SMPED recebeu o secretário de Saúde, Edson Aparecido, para a entrega de 18 tablets para auxiliar o atendimento de Pessoas com Deficiência em Centros Especializados em Reabilitação (CER's).
Os equipamentos podem ser utilizados em teleconsultas, para uso da Central de Intermediação em Libras (CIL), com aplicativos de estimulação e comunicação muito usados em terapias, principalmente em Pessoas com Deficiência Intelectual e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outras formas.
Os CER's contemplados nessa iniciativa são: Arthur Alvim, Sapopemba, Vila Prudente, Flávio Gianotti, Vila Mariana, Cidade Ademar, Santo Amaro, Campo Limpo, Sé, Freguesia do Ó, Carandirú, NS Aparecida, JD Soares, Guaianases, Tiradentes, São Miguel, Camargo Novo e JD Campos.
Além disso, a SMPED também está desenvolvendo diversas ações com a Secretaria Municipal de Saúde, como por exemplo: compra de kits de fisioterapia respiratória, salas de integração sensorial e cursos de extensão universitária sobre TEA para formar servidores municipais da saúde.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
EqualWeb Acessibilidade Web
A EqualWeb é uma plataforma de acessibilidade web que ajuda a tornar o seu site mais acessível para todos os utilizadores.