Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
SMPED celebra Dia Internacional da Síndrome de Down
Na manhã desta quarta-feira, 24, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) realizou a segunda edição do “Você nos Vê?", dessa vez dedicado ao Dia Internacional da Síndrome de Down celebrado na última segunda-feira, 21 de março. O evento teve início por volta das 10 horas, na Biblioteca Mário de Andrade, no centro da cidade, e contou com palestras, apresentações artísticas e esportivas.
Quem abriu a celebração foi o mestre de cerimônias Gabriel Facchini que saudou a platéia e chamou ao palco o músico e palestrante Dudu que tocou o hino nacional em seu cavaco. Após a abertura, atletas de artes marciais do Instituto Olga Kos se apresentaram. A praticante de taekwondo Monica Rocha subiu ao palco acompanhada do seu instrutor Ranieri Couto dos Anjos, após a apresentação dela foi a vez do judoca Márcio Del Nero, acompanhado pela instrutora Keite Takahasi Katsuoka.
Quem iniciou o ciclo de palestras foi a atriz Joana Mocarzel. A artista ficou conhecida quando interpretou, em 2006, a personagem Clarinha na novela da TV Globo, Páginas da Vida. Ela falou sobre a carreira e sua história de vida, compartilhou com o público que sofreu preconceito nos tempos de escola e finalizou sua fala de forma firme. “Eu tenho orgulho de ter Síndrome de Down e hoje me aceito do jeito que eu sou”, concluiu a atriz.
O segundo palestrante do dia foi o músico Dudu do Cavaco conhecido como o primeiro artista com Síndrome de Down à gravar um DVD. Ao longo da carreira, já deu mais de 150 palestras musicadas, e ultrapassou os 80 shows. Ele subiu ao palco acompanhado do irmão Leonardo Gontijo, juntos estão à frente da ONG mineira Mano Down que há mais de 10 anos trabalha pela inclusão das pessoas com deficiência intelectual.
Leonardo iniciou sua fala contando a relação com o irmão Dudu e como isso o inspirou a criar o instituto. Ele é um grande defensor da diversidade e aposta na singularidade de cada um como ferramenta de empoderamento. “Inclusão é legitimar cada pessoa como ela é”, disse.
Ao longo da palestra, Dudu complementava o discurso do irmão e tocava canções dedilhadas no cavaquinho. Além da própria trajetória, o artista contou sua relação com a música, que entrou na vida dele desde a infância, e que hoje é o seu grande propósito. “A minha emoção eu jogo no cavaquinho e o cavaquinho joga para o mundo”. Os dois terminaram a apresentação ao som da música “Como é Grande o Meu Amor por Você” de Roberto Carlos, na qual Dudu dedicou a esposa – o casal é recém casado.
Na sequência, quem conversou com a platéia foi a também atriz, escritora e influenciadora digital, Tathi Piancastelli. Ela, que também é modelo, já atuou e teve uma de suas peças apresentada no exterior, o que lhe rendeu o prêmio de ganhadora do Brazilian Press Award 2016, como o melhor espetáculo brasileiro apresentado nos EUA.
Tathi começou se apresentando, falou seus gostos pessoais, disse que adora bar e baladas, mas que sente falta de encontrar pessoas com deficiência nesses locais. Para ela, um dos fatores que impede essa inclusão é a super proteção das famílias com as pessoas que tem Síndrome de Down.
Após falar sobre a sua carreira e sonhos, dentre eles, se casar e entrar no programa de televisão Big Brother Brasil, a palestrante leu uma lista de atitudes que as pessoas deveriam seguir para serem mais inclusivas. Entre as recomendações dela estão: “não use palavras como portador ou especial; não me trate como criança; não faça perguntas sobre mim para quem está comigo e procure ter amigos com deficiência”.
A atriz finalizou sua fala com uma mensagem de autoestima na qual se diz orgulhosa das próprias características, como suas mãos pequenas, seus olhos puxadinhos e disse amar quem é.
Depois das palestras, o público acompanhou uma apresentação da Cia Circodança Suzie Bianchi. Artistas circences e bailarinos, com e sem deficiência, apresentaram um espetáculo que uniu técnicas do circo, dança e teatro, cujo repertório foi desde Gonzaguinha a Zé Ramalho interpretando “O Vento Vai Responder “.
O “Você nos Vê?” foi transmitido ao vivo pelo canal da SMPED no Youtube. Assista à íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=IbVVfR6KOiM.
Confira algumas fotos do evento. Para a galeria completa de imagens, acesse:
https://photos.app.goo.gl/aGQX1jvvg69Hknzm7
Créditos das fotos: Fábio Nunes
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
EqualWeb Acessibilidade Web
A EqualWeb é uma plataforma de acessibilidade web que ajuda a tornar o seu site mais acessível para todos os utilizadores.