Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Prefeitura de São Paulo participa do 11º Encontro Mundial da Deficiência Visual a partir desta segunda-feira (01)
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, inicia hoje (01) sua participação no 11º Encontro Mundial da Deficiência Visual (World Blindness Summit), o maior evento global sobre o tema. Organizado pela União Mundial de Cegos (WBU) e, pela primeira vez, sediado na América Latina, o encontro reúne especialistas, ativistas, educadores, profissionais da inclusão e representantes da sociedade para discutir avanços em políticas públicas, acessibilidade e tecnologias assistivas.
A participação da SMPED conta com uma série de ativações sobre as iniciativas implementadas pela Prefeitura de São Paulo que são voltadas para as pessoas com deficiência visual, cegas e com baixa visão, como a inclusão urbana e sensorial, a promoção da cultura acessível e o compromisso com a comunicação institucional.
Uma mesa tátil com a fachada do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, está exposta no estande. Ela faz parte do projeto Sampa Tátil, que apresenta superfícies táteis com a arquitetura de pontos turísticos e históricos da cidade, permitindo que pessoas com deficiência visual possam conhecer a estrutura e a história do local.
Representando todas as inaugurações municipais que contam com um QRCode que leva à uma audiodescrição (código que pode ser facilmente escaneado usando celulares equipados com câmera) e Braille (sistema de escrita e leitura tátil para as pessoas cegas), a placa inaugural do Centro Municipal para Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo Dra. Marina Magro Beringhs Martinez (Centro TEA) está em exibição. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência é a responsável por fazer a audiodescrição das placas, que contou com apoio de pessoas cegas durante a elaboração.
No campo de belas artes, apresentamos o Ouça MAR, versão acessível do MAR 360º — projeto inédito do Museu de Arte de Rua (MAR) da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo — um museu a céu aberto que permite explorar virtualmente artes urbanas como grafites, estêncis e fotografias. Pessoas com deficiência visual, cegas ou com baixa visão podem apreciar as obras através de totens com fones de ouvido.
Explorando os sabores marcantes de São Paulo, serão oferecidos brigadeiros, refrigerantes sabor guaraná e pães com mortadela, lanche tradicional do Mercado Municipal. A degustação acontece durante os cinco dias de evento mediante a estoque limite.
As ações já iniciaram e convidam o público para experiências que valorizam a identidade cultural da cidade, sempre focando na inclusão e na acessibilidade, garantindo a participação de todos.
Serviço
11º Encontro Mundial da Deficiência Visual
Data: 1, 2, 3, 4 e 5 de setembro
Local: Centro de Convenções Distrito Anhembi
Endereço: R. Prof. Milton Rodrigues - Santana
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
EqualWeb Acessibilidade Web
A EqualWeb é uma plataforma de acessibilidade web que ajuda a tornar o seu site mais acessível para todos os utilizadores.