Pop Rua
Prefeitura de São Paulo irá contabilizar pessoas em situação de rua em novo censo
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), anunciou em 1 de outubro a abertura do processo licitatório fundamental para a contratação de empresa especializada responsável pela realização do Censo Pop Rua na capital.
A pesquisa segue o planejamento quadrienal da Prefeitura de São Paulo e está em consonância com as diretrizes nacionais, tendo como objetivo obter dados atualizados que possam contribuir para a requalificação e mudanças necessárias nos serviços voltados a essa população.
Historicamente invisibilizada nas estatísticas, a população em situação de rua tem sido alvo de contemplação e cuidado da gestão municipal, através das suas múltiplas redes de políticas setoriais.
O processo licitatório, fundamental para a contratação de empresa especializada responsável pela pesquisa, gestão de dados e relatório que possibilite a identificação quantitativa e espacial da população em situação de rua, considerando suas especificidades e reunindo as ações que visam subsidiar com dados e evidências a formulação e o monitoramento de programas, serviços e ações intersetoriais capazes de assegurar os direitos, reduzir danos e promover a inserção social da população em situação de rua.
A abertura do Pregão está marcada para 16 de outubro e a empresa vencedora deverá iniciar a primeira etapa dos trabalhos 10 dias após a assinatura do contrato.
Com o resultado do censo, a Prefeitura conseguirá contemplar esse recorte populacional e redirecionar os recursos financeiros que são destinados às políticas sociais na capital, para a promoção da proteção dessas pessoas.
A iniciativa reforça o compromisso municipal com a assistência social e a garantia de direitos básicos para a população em situação de vulnerabilidade extrema.