Notícia na íntegra
Programa Mamãe Tarifa Zero tem aprovação de 99% das beneficiadas, aponta pesquisa SPTrans
Uma pesquisa feita pela SPTrans mostrou que o programa Mamãe Tarifa Zero conta com 99% de aprovação entre as beneficiadas. O levantamento, que ouviu 278 usuárias, também apontou que 86% atribuíram nota 10 — a máxima — ao programa, que alcançou média geral de 9,66. As entrevistas foram realizadas entre os dias 24 de junho e 2 de julho.
“A nossa política pública atingiu o seu objetivo, que é prestar um serviço reconhecido pelas pessoas que o utilizam”, destacou o prefeito Ricardo Nunes, lembrando que, além do Mamãe Tarifa Zero, a população também conta com o Transporte Escolar Gratuito (TAG).
Iniciado em 31 de março de 2025, o Mamãe Tarifa Zero garante gratuidade no transporte por ônibus para que mães, pais e responsáveis legais possam levar e buscar crianças matriculadas em creches da rede municipal. O objetivo da pesquisa foi avaliar a opinião das usuárias para promover o aperfeiçoamento contínuo do serviço.
Perfil das beneficiárias e impacto social
A pesquisa traça um perfil claro do público beneficiado pelo programa, reforçando seu alcance social. As usuárias são majoritariamente mulheres (99,3%), com idade média de 31 anos. Desse total, 65,8% se autodeclaram negras (pretas ou pardas) e 55,9% afirmam ser as únicas responsáveis pela criação e sustento de seus filhos.
O programa tem um impacto direto na rotina e no orçamento dessas famílias. Antes do benefício, 63% das entrevistadas pagavam a tarifa do ônibus para levar os filhos à creche, e uma parcela de 23,7% optava por caminhar por mais de 1,5 km com as crianças.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk