Notícia na íntegra

Sexta-feira, 18 de Julho de 2025 | Horário: 12:41
Compartilhe:

Programa Mamãe Tarifa Zero tem aprovação de 99% das beneficiadas, aponta pesquisa SPTrans

Levantamento mostra aceitação expressiva ao programa, que garante transporte gratuito para levar crianças às creches municipais

Uma pesquisa feita pela SPTrans mostrou que o programa Mamãe Tarifa Zero conta com 99% de aprovação entre as beneficiadas. O levantamento, que ouviu 278 usuárias, também apontou que 86% atribuíram nota 10 — a máxima — ao programa, que alcançou média geral de 9,66. As entrevistas foram realizadas entre os dias 24 de junho e 2 de julho.

“A nossa política pública atingiu o seu objetivo, que é prestar um serviço reconhecido pelas pessoas que o utilizam”, destacou o prefeito Ricardo Nunes, lembrando que, além do Mamãe Tarifa Zero, a população também conta com o Transporte Escolar Gratuito (TAG).

Iniciado em 31 de março de 2025, o Mamãe Tarifa Zero garante gratuidade no transporte por ônibus para que mães, pais e responsáveis legais possam levar e buscar crianças matriculadas em creches da rede municipal. O objetivo da pesquisa foi avaliar a opinião das usuárias para promover o aperfeiçoamento contínuo do serviço.

Perfil das beneficiárias e impacto social

A pesquisa traça um perfil claro do público beneficiado pelo programa, reforçando seu alcance social. As usuárias são majoritariamente mulheres (99,3%), com idade média de 31 anos. Desse total, 65,8% se autodeclaram negras (pretas ou pardas) e 55,9% afirmam ser as únicas responsáveis pela criação e sustento de seus filhos.

O programa tem um impacto direto na rotina e no orçamento dessas famílias. Antes do benefício, 63% das entrevistadas pagavam a tarifa do ônibus para levar os filhos à creche, e uma parcela de 23,7% optava por caminhar por mais de 1,5 km com as crianças.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn