Secretaria Municipal de Relações Internacionais
Consulados Europeus Visitam Polo de Ecoturismo em Parelheiros

Em um evento realizado na última quarta-feira, dia 16, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), por meio do Polo de Ecoturismo de São Paulo (Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé) reuniu consulados europeus que participaram de uma visita técnica a Parelheiros. Além de apresentar o potencial de turismo rural, de aventura e ambiental, a iniciativa marca a presidência da Dinamarca no Conselho da União Europeia em 2025, e foi co-organizada pelo Consulado Geral da Dinamarca em São Paulo.
O objetivo da visita foi fortalecer o diálogo sobre desenvolvimento urbano sustentável, agricultura periurbana, preservação e agroecologia, posicionando o Polo de Ecoturismo de Parelheiros como uma referência prática dessas temáticas para a capital paulista.
O evento integra uma cooperação de três anos entre as cidades de São Paulo e Copenhague, focada em temas de Desenvolvimento Urbano Sustentável. A parceria está estruturada em quatro eixos principais: adaptação climática e natureza urbana; manejo de resíduos e recursos; eficiência energética em edifícios municipais; e empregos e habilidades verdes. “Essa visita mostrou o potencial de irradiação dos benefícios da cooperação para o desenvolvimento sustentável entre São Paulo e Copenhague, pois graças a ela tivemos a oportunidade de aprofundar o contato com outros consulados europeus, no contexto do extremo sul de São Paulo, mostrando que nossa cidade não é apenas concreto e aço, mas tem biodiversidade de fauna e flora”, disse André Ortega, assessor da Coordenadoria para o Desenvolvimento Sustentável da SMRI.
São Paulo conta atualmente com 53% de cobertura verde, destes temos um longo trecho de mata atlântica na Região Sul. A SMRI coordena o projeto que une políticas de preservação ambiental, agroecologia e valorização do patrimônio cultural da cidade. “Os visitantes europeus tiveram uma ideia de que São Paulo está além do centro urbano, que também é floresta e que tem muito a mostrar em Parelheiros", analisou João Paulo de Oliveira, também assessor da Coordenadoria para o Desenvolvimento Sustentável da SMRI.
Visita demonstra potencial de Parelheiros
A agenda do dia começou com uma visita ao Sítio São Judas Tadeu, uma propriedade modelo que adota práticas agroecológicas, auxiliada pelo Sampa+Rural, e é uma das atrações de turismo rural do Polo. No local, os representantes dos consulados puderam ver de perto como as políticas públicas da Prefeitura são aplicadas, promovendo a produção sustentável de alimentos e o ecoturismo.
Em seguida, a comitiva seguiu para a Escola de Agroecologia de Parelheiros, localizada no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia. O equipamento serve como um centro de difusão de conhecimento em agroecologia para a região, capacitando produtores e promovendo técnicas agrícolas sustentáveis. "Foi uma oportunidade fantástica para ver mais um lado de São Paulo e ser apresentada a ótimas iniciativas em Parelheiros”, relatou Birgitte Krohn, conselheira do Ministério de Relações Exteriores da Dinamarca no Consulado Geral da Dinamarca em São Paulo.
A visita terminou na Casa da Girafa, uma obra artístico-arquitetônica singular, construída por seu morador com técnicas tradicionais e utilizando materiais reciclados. A casa se tornou um símbolo criativo de manejo de resíduos e inovação em construção sustentável. “Foi uma ótima oportunidade para conhecer de perto o trabalho desenvolvido no Polo de Ecoturismo. A visita destacou o grande potencial dessa região para o turismo responsável, o claro compromisso com a sustentabilidade e a valorização das comunidades locais, algo importante para as atividades do Consulado da Alemanha em São Paulo”, ressaltou a cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg
Ampliação do impacto e futuro da cooperação
Segundo a conselheira do Ministério de Relações Exteriores da Dinamarca, a Cooperação Setorial Estratégica (SSC) entre nossa cidade e a capital dinamarquesa vai além do intercâmbio bilateral. Ao longo da parceria, as duas cidades planejam compartilhar as lições aprendidas e experiências com outras cidades ao redor do mundo, inclusive por meio da rede climática global C40, da qual ambas são membros. “Somos muito gratos à cidade por organizar esta visita, pois temos o prazer de trabalhar cada dia mais com essa parceria entre as cidades de São Paulo e Copenhague", conclui Birgitte Krohn.
Um dos desdobramentos previstos da colaboração é a transformação do conhecimento gerado em material educacional, que poderá ser utilizado nas escolas das duas cidades, promovendo a conscientização ambiental desde cedo. “A visita técnica a Parelheiros reforça o compromisso de São Paulo em internacionalizar suas boas práticas e buscar soluções inovadoras em sustentabilidade de outras cidades, criando um caminho conjunto para a construção de cidades mais verdes e resilientes”, ressalta André.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
