Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025 | Horário: 16:03
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo participa da Assembleia Geral da World Humanistic Cities Network na Coreia do Sul

Missão entre as Secretarias Municipais de Relações Internacionais e de Educação reforça cooperações globais em educação e políticas públicas

No início de novembro, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), representadas pelo assessor da SMRI, Fernando de Oliveira Leme, e pela Secretária-Executiva Pedagógica, Maria Silvia Bacila, estiveram na Assembleia Geral da World Humanistic Cities Network (WHCN), realizada entre os dias 5 e 8, em Andong, na Coreia do Sul. Além da participação no WCHN, entre os dias 3 e 5, a missão integrou agendas técnicas em Seul, voltadas à troca de experiências em educação e inovação tecnológica.

A programação incluiu visitas técnicas a escolas e centros de inovação educacional em Seul, como a Seoul Guro Elementary School e o Seoul Education Research and Information Institute, onde foram apresentadas iniciativas de educação digital, robótica e capacitação de professores. A comitiva também realizou reunião institucional com a organização internacional WeGO (World Smart Sustainable Cities Organization), fortalecendo agendas de cooperação voltadas à transformação digital e ao desenvolvimento urbano sustentável.

Durante o WCHN, a Prefeitura de São Paulo apresentou os Centros Educacionais Unificados (CEUs), que hoje somam 62 unidades distribuídas por toda a cidade. Eles se consolidaram como equipamentos que integram escola, comunidade e políticas públicas no território, promovendo oportunidades de aprendizagem, convivência e desenvolvimento para pessoas de todas as idades.

A missão resultou na ampliação dos diálogos internacionais, na identificação de boas práticas educacionais e na abertura de novas possibilidades de cooperação técnica internacional para a Cidade de São Paulo.

Sobre a Parceria São Paulo–Seul

As cidades são irmãs desde 1997 e mantêm projetos de cooperação em áreas como tecnologia, aprimoramento profissional e educação. A participação no programa reforça o compromisso de São Paulo com a internacionalização e a inovação na gestão pública.

collections
Galeria de imagens