Secretaria Municipal de Relações Internacionais
Prefeitura investe em áreas rurais de São Paulo e entrega mapas georreferenciados

A Prefeitura de São Paulo, por meio Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e da Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA), realizou, em julho, a cerimônia de entrega dos mapas das unidades produtivas georreferenciadas pelo Projeto Semeando Negócios, que leva investimentos e conhecimento aos produtores rurais do município.
O evento reuniu cerca de 200 participantes, incluindo agricultores atendidos, representantes de secretarias municipais e parceiros institucionais. Simbolicamente, quatro propriedades rurais receberam kits contendo mapas georreferenciados e a empreendedora rural Solange Lajunza foi homenageada com uma placa por sua participação desde o 1º ciclo de aceleração do projeto. Além desses, mais 50 agricultores assinaram individualmente o Termo de Recebimento dos mapas, que auxiliarão na gestão ambiental e adequação documental de suas terras.
No total, desde o início do programa, já foram investidos cerca de R$ 897 mil na estruturação de negócios rurais, beneficiando 29 propriedades para as atividades de Turismo Rural e Beneficiamento de Produtos Naturais.
A abertura das atividades contou com as presenças de Angela Gandra (Secretária Municipal de Relações Internacionais), de Renan Vieira (Presidente da ADE SAMPA), e de Rodrigo Goulart (Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho), que reforçaram o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável da zona sul e rural paulistana.
Resultados do Projeto
Pouca gente tem noção disso, mas dos 1.521,11 km² da cidade de São Paulo, ou cerca de 213 mil campos oficiais de futebol, aproximadamente 27% desta área é rural. Por causa disso, o programa Sampa+Rural, destinado a impulsionar uma agricultura sustentável na cidade, tem mapeado por volta de 1.100 pontos de agricultura, as chamadas Unidades de Produção Agropecuária (UPAs).
Para auxiliar os produtores rurais da zona rural sul, foi lançado em 2023 o Projeto Semeando Negócios, que já mapeou detalhadamente 1.422 hectares de Unidades Produtivas Agropecuárias (UPAs) e inscreveu/revisou 104 propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além disso, foi emitido CNPJ Rural para 34 Unidades de Produção Agropecuária (UPA) e viabilizada Nota Fiscal do Produtor para mais 30 UPAs (Eixo Documental).
As metas deste produto da Prefeitura para 2025/2026 incluem a atualização de 2.400 hectares no Cadastro Ambiental Rural (CAR), a entrega de 250 mapas e a certificação do georreferenciamento de 150 hectares no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF).
Os agricultores e interessados podem consultar os resultados do projeto no painel interativo através do link (https://adesampa.com.br/semeandonegocios) e baixar a cartilha de orientações no mesmo endereço.
Sobre o Semeando Negócios
O Semeando Negócios é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, coordenada pela SMRI e ADE SAMPA. O projeto visa fortalecer a agricultura familiar e o empreendedorismo rural na zona sul, combinando regularização ambiental, apoio técnico e fomento econômico.
Entre as principais culturas da região sul da cidade estão o cultivo de hortaliças e plantas ornamentais, incluindo iniciativas de agricultura orgânica e agroecológica.
Na Casa de Agricultura Ecológica (CAE) da Zona Sul (CAE Sul) também há espaço para uma unidade demonstrativa de bioinsumos, estufa para cultivo protegido, viveiro de mudas e câmara fria para armazenamento de alimentos.
No total, o município conta com 787 unidades de produção: 603 propriedades estão localizadas na zona sul da capital, 130 na zona leste e 39 na zona norte. Nestas propriedades, a maioria da produção é feita em pequenas unidades de agricultura familiar, onde 27% são chefiadas por mulheres, parte deles orgânicos com certificação ou em transição agroecológica.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk