Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025 | Horário: 11:47
Compartilhe:

São Paulo é oficialmente consagrada como Cidade Criativa da UNESCO na categoria Cinema

O título reconhece a capital paulista como um dos principais polos audiovisuais da América Latina e garante sua inserção na Rede de Cidades Criativas da Unesco, fortalecendo sua inserção no cenário internacional da economia criativa

A cidade de São Paulo foi oficialmente consagrada como Cidade Criativa da UNESCO na categoria “Cinema”. A inclusão da nossa cidade aconteceu a partir da candidatura da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMC), e da SPcine, que realizaram a inscrição do município no projeto.

A inclusão na rede internacional é o reconhecimento do vibrante ecossistema audiovisual da metrópole e de suas políticas públicas bem-sucedidas para o setor, o que impulsiona a capacidade de cooperação internacional na área do audiovisual com outras cidades do mundo, posicionando São Paulo como referência. A indicação da cidade havia sido aprovada pelo Comitê Nacional da UNESCO em fevereiro deste ano e seguiu para a avaliação internacional por outras cidades membro, que agora confirma a vitória.

A candidatura destacou São Paulo como um dos maiores polos audiovisuais da América Latina, alinhando-se à estratégia da cidade de reforçar a economia criativa como pilar para o desenvolvimento sustentável. A SPcine, empresa pública de fomento ao audiovisual, foi central no processo, com iniciativas que vão da democratização do acesso à divulgação internacional da produção local.

A participação de São Paulo na Rede de Cidades Criativas da UNESCO impulsiona a capacidade de cooperação internacional na área do audiovisual com outras cidades do mundo, posicionando a cidade como referência, além de fomentar o desenvolvimento econômico e social, o turismo e os investimentos na economia criativa.

O reconhecimento de São Paulo como Cidade Criativa da UNESCO na categoria Cinema é resultado direto das políticas públicas que democratizam o acesso à cultura e fortalecem o audiovisual paulistano. Entre elas, destaca-se o Circuito Spcine, a maior rede pública de cinemas do Brasil, que leva produções nacionais e internacionais a todas as regiões da cidade — dos grandes centros às periferias. Essa iniciativa consolidou São Paulo como referência mundial em inclusão cultural e inovação no setor audiovisual, reafirmando o compromisso da Prefeitura com uma cidade mais diversa, criativa e acessível para todos.

"Esse reconhecimento destaca a relevância estratégica do audiovisual na capital paulista, que se sobressai ao abrigar um setor robusto e dinâmico, formado por profissionais altamente qualificados, empresas inovadoras e uma infraestrutura de excelência. Tudo isso faz de São Paulo um polo criativo, com uma capacidade crescente de gerar e impulsionar projetos tanto do setor local quanto no cenário internacional", afirma Lyara Oliveira, presidente da Spcine.

Sobre a Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO tem como objetivo promover a cooperação internacional entre cidades que identificam a cultura e a criatividade como estratégias centrais para o desenvolvimento urbano sustentável. A rede abrange sete áreas criativas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música.

Atualmente, a rede conta com 246 cidades no mundo, das quais 14 são brasileiras. Com esse resultado São Paulo passa a integrar o grupo, compartilhando boas práticas e desenvolvendo parcerias para impulsionar ainda mais sua indústria cinematográfica. "A inserção de São Paulo na Rede de Cidades Criativas da UNESCO coloca a nossa metrópole em um seleto grupo de cidades que são referência global em inovação e cultura. Esta é uma ferramenta poderosa para a diplomacia municipal, que permitirá trocas de experiências, atração de investimentos e a projeção da nossa riqueza cultural no exterior", completou a secretária de Relações Internacionais, Angela Gandra.

Iniciativas que fundamentaram a conquista

A candidatura de São Paulo foi embasada por um conjunto robusto de políticas públicas e investimentos, no setor cinematográfico e do audiovisual. A existência da SPcine, que atua no desenvolvimento, financiamento e implementação de políticas para cinema, TV, games e novas mídias, demonstra o compromisso da Prefeitura de São Paulo com o setor.

Além disso, o apoio aos realizadores locais se dá em diversas iniciativas, como o Circuito SPcine, que leva cinema a bairros periféricos, enquanto projetos como Cinema em Bibliotecas e sessões dentro da programação da Virada Cultural garantem acesso gratuito e democrático à população. O setor também se beneficia de editais e fomento direto, como o programa “Aceleração Amplifica Cine”, e investimentos massivos, que chegam aos R$ 80 milhões em 2025.

A prefeitura também realiza oficinas de capacitação para orientar artistas e produtores sobre como acessar editais, apoia eventos e patrocina a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Com o título de Cidade Criativa da UNESCO, São Paulo fortalece sua posição como um centro de inovação e criatividade, projetando sua produção audiovisual para o mundo e reafirmando o cinema como uma força vital de sua identidade cultural e econômica.

collections
Galeria de imagens