Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025 | Horário: 12:51
Compartilhe:

São Paulo é selecionada para programa de financiamento verde e vence premiação no Rio de Janeiro

Cidade se destacou na Cúpula Mundial de Prefeitos do C40 com anúncio de recursos para o Programa Mananciais e reconhecimento por seu programa de eletrificação de ônibus, vencendo prêmio global de transporte limpo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e da Secretaria Executiva do Programa Mananciais (SEHAB/SEPM), participou, de 3 a 5 de novembro, da Cúpula Mundial de Prefeitos do C40, no Rio de Janeiro. A delegação paulistana retornou com conquistas significativas: a seleção da cidade para um programa global de financiamento climático e um prêmio internacional por sua política de mobilidade sustentável.

"Esses resultados reafirmam o compromisso de São Paulo com a transição ecológica justa e com o desenvolvimento urbano sustentável, consolidando sua posição como liderança regional na ação climática", registrou o assessor de assuntos internacionais multilaterais da SMRI, Bernardo Faria.

 

Financiamento internacional e prêmio

Um dos principais resultados da missão foi o anúncio oficial de que São Paulo foi uma das quatro cidades do mundo selecionadas para a nova fase do Cities Finance Facility (CFF), programa do C40 em parceria com a agência de cooperação alemã GIZ. A iniciativa tem o objetivo de a cidade receber assistência técnica para a preparação de projetos a serem financiados, o que garantirá dois anos de auxílio para a busca de financiadores a um projeto de infraestrutura verde no âmbito do Programa Mananciais, focado em soluções baseadas na natureza e drenagem sustentável no Jardim Orion.

Além disso, a cidade foi uma das vencedoras do Bloomberg Philanthropies Local Leaders Climate Awards, na categoria "Transporte limpo e confiável". O prêmio, dividido com Oslo (Noruega), reconheceu o programa de eletrificação da frota de ônibus municipais, conduzido pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e pela SPTrans, como uma das iniciativas mais ambiciosas do planeta.

Durante o evento, a delegação de São Paulo também apresentou o projeto do Jardim Castelo, integrante do Programa Mananciais, na Mesa Redonda de Investidores da Incubadora de Projetos Solução Natureza, iniciativa promovida pelo

C40 e pela Fundação Boticário. A apresentação foi dirigida a representantes de bancos de desenvolvimento como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o objetivo de atrair novos parceiros financeiros para iniciativas de infraestrutura verde.

collections
Galeria de imagens