Secretaria Municipal de Relações Internacionais
São Paulo fortalece cooperação com Copenhague em missão à Dinamarca

Entre os dias 2 e 4 de dezembro, a Secretária Municipal de Relações Internacionais representou a Prefeitura de São Paulo em missão na cidade de Copenhague, na Dinamarca. Com o objetivo de aprofundar a Cooperação Setorial Estratégica entre as duas cidades, a delegação paulistana participou de uma série de reuniões, apresentações e visitas técnicas focadas em sustentabilidade, gestão de águas, reciclagem e inclusão social.
No primeiro dia, os representantes de nossa capital foram recebidos pelo diretor de Relações Internacionais de Copenhague, Jakob Heltoft, para um balanço do primeiro ano da cooperação bilateral. Em seguida, a arquiteta Kristine Munkgård Pedersen, da Diretoria de Sustentabilidade, apresentou a transformação da capital dinamarquesa, de uma cidade industrial em crise nas décadas de 1980 e 1990 para um modelo global sustentável, com destaque para inovação urbana, mobilidade e o conceito de “espaço urbano azul”. Angela Gandra ressaltou os desafios de São Paulo na proteção de mananciais e na busca por práticas que melhorem a qualidade de vida.
"A experiência em Copenhague foi inspiradora e prática. Vimos como uma cidade pode se transformar, colocando as pessoas e a natureza no centro do planejamento urbano. De programas educacionais que envolvem crianças no combate às mudanças climáticas até projetos de economia circular que geram inclusão social, trouxemos ideias concretas que podem ser adaptadas à realidade de São Paulo”, ressaltou Angela.
A agenda incluiu, no dia seguinte, visitas a estruturas emblemáticas de Copenhague, como o laboratórioeducacional Energy and Water, projeto estruturado pela empresa pública HOFOR em parceria com as municipalidades da Grande Copenhague. No local a delegação conheceu dinâmicas pedagógicas voltadas à adaptação climática e gestão hídrica, incluindo laboratórios interativos para crianças e adolescentes. O diretor do Programa de Temporais, Jan Rasmussen, detalhou as ações de prevenção a enchentes criadas após os temporais de 2011, baseadas em co-criação com cidadãos e governança intersetorial, experiência importante para o eixo de Adaptação Climática na Cooperação Setorial Estratégica.
No dia 4, último dia da missão, a delegação municipal visitou à Cowi Consulting, onde acompanhou parte de um curso sobre Liderança Estratégica promovido pela Danida Fellowship Centre (DFC), instituição de cooperação financiada pelo Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca. Em seguida, deslocou-se à sede da DFC para conhecer a estrutura de alojamento para estudantes internacionais e reunir-se com Arvid Sloth, conselheiro da instituição, que detalhou a missão e a abordagem pedagógica dos programas de cooperação. No período da tarde, aconteceu um encontro com o embaixador do Brasil na Dinamarca, Leonardo Luís Gorgulho Nogueira Fernandes, reforçando a sinergia entre a agenda municipal e a atuação diplomática do Itamaraty.
Foco em um futuro sustentável
O grupo também visitou o Centro de Reciclagem Bispeengen, onde observou o sistema de triagem e a prática de redistribuição gratuita de móveis, utensílios e brinquedos em bom estado, fortalecendo a economia circular e a inclusão social. No projeto social Paint It Forward, tintas recolhidas são reaproveitadas em oficinas de pintura para jovens vulneráveis e em aulas de costura para mulheres refugiadas, unindo sustentabilidade e geração de autonomia.
A última parada do dia 3 foi no Parque Climático Grønningen-Bispeparken, que aplica soluções baseadas na natureza para mitigação de enchentes e melhoria do microclima, por meio de vales de retenção, superfícies permeáveis e gestão integrada de águas pluviais. O projeto é resultado de uma governança multiparticipativa, envolvendo poder público, conselhos locais e a comunidade.
“Esta cooperação é uma via de mão dupla: aprendemos com a expertise dinamarquesa em gestão de águas e espaços verdes, e mostramos nosso compromisso em enfrentar nossos próprios desafios ambientais, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida na maior cidade do país.", comenta a secretária de Relações Internacionais.
As tecnologias e soluções baseadas na natureza utilizadas em estruturas como a dos parques climáticos estão sendo transferidas para equipes técnicas da Prefeitura de São Paulo através da Cooperação Setorial Estratégica, envolvendo a Secretaria de Habitação, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e a Secretaria Executiva do Programa Mananciais.
A viagem reforçou a troca de conhecimentos no âmbito da Cooperação Setorial Estratégica, com foco na adaptação de tecnologias e modelos de governança que possam contribuir para os desafios urbanos e ambientais de São Paulo, que são aproveitados por equipes de secretarias diversas como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas e a Secretaria Executiva de Limpeza Urbana. As experiências observadas servirão como referência para políticas públicas na área de sustentabilidade, gestão de resíduos e resposta às mudanças climáticas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
