Secretaria Municipal de Relações Internacionais
São Paulo participa do IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da UNESCO em Brasília

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e da Spcine, marcou presença no IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da UNESCO (RBCC), realizado em Brasília entre os dias 25 e 27 de novembro. A participação reforçou o compromisso da capital paulista com a promoção da cultura e da criatividade como vetores estratégicos para o desenvolvimento urbano sustentável.
A coordenadora de comunicação da SMRI, Patrícia Sueza, e a coordenadora Internacional da Spcine, Malila Nami Cutrim Ohki, representaram São Paulo no evento, que reuniu gestores públicos, empreendedores, pesquisadores e representantes das 15 cidades brasileiras integrantes da rede internacional da UNESCO. O encontro teve como objetivo fortalecer a governança da Rede, definir estratégias conjuntas e impulsionar a economia criativa como motor do desenvolvimento sustentável, da inovação e do turismo no país.
Esta é a primeira participação de São Paulo, que entrou oficialmente na Rede de Cidades Criativas em 31 de outubro na categoria Cinema. Esse reconhecimento posiciona São Paulo como pólo audiovisual de destaque, abrindo portas para a cooperação nacional e internacional, novos investimentos, geração de empregos e fortalecimento do turismo cultural.
“Este selo de adesão de São Paulo a Rede coloca o município em evidência e reforça seu potencial para o desenvolvimento de ações conjuntas e intercâmbio de práticas, sobretudo com Penedo e Santos, as outras duas cidades brasileiras que possuem o título de Cidade Criativa na categoria Cinema”, afirmou Patrícia.
Agenda estratégica e troca de experiências
Durante os dias de evento, foram realizados painéis, oficinas, apresentações culturais, exposições e sessões de cocriação, configurando um espaço de aprendizado e fortalecimento de parcerias entre gestores públicos, representantes da UNESCO, empreendedores, pesquisadores e agentes da economia criativa.
São Paulo apresentou suas políticas públicas para o audiovisual, destacando a rede de 32 salas de cinema distribuídas por CEUs e equipamentos estratégicos, que recebem mais de 200 mil espectadores por ano com programação 100% gratuita e inclusiva.
Além disso, foram debatidos temas como sustentabilidade, transversalidade das linguagens criativas e a importância de políticas públicas que considerem a realidade dos municípios brasileiros, uma vez que 80% deles possuem menos de 20 mil habitantes. São Paulo reafirmou seu papel como articuladora nacional, promovendo estratégias que valorizem a diversidade territorial e fortaleçam os ecossistemas criativos em escala nacional.
“A transversalidade emergiu como tema central. As diversas linguagens da Rede, que incluem design, cinema, literatura, gastronomia e música, podem dialogar entre si, promovendo ações conjuntas e intercâmbio entre cidades”, ressaltou Patrícia. “São Paulo reforça sua atuação como articuladora nacional, promovendo estratégias que potencializam a diversidade dos territórios e ampliam o acesso a políticas para ecossistemas criativos em escala nacional”, acrescentou a coordenadora.
Próximos passos
A participação no encontro permitiu a ampliação de parcerias, o intercâmbio de boas práticas e o fortalecimento da atuação de São Paulo nos espaços de governança da UNESCO. A cidade também reforçou seu compromisso com a internacionalização do setor audiovisual, em parceria com a Spcine e a Secretaria Municipal de Cultura.
A missão também contribui para o Plano de Metas da Prefeitura, que visa realizar ações de projeção internacional para posicionar São Paulo como uma cidade global e referência em criatividade, inovação e turismo sustentável.
Sobre a Rede de Cidades Criativas da UNESCO
Criada em 2004, a Rede tem por objetivo promover a cooperação internacional entre cidades que adotam a cultura e a criatividade como estratégias centrais para o desenvolvimento sustentável. Atualmente, a rede conta com 246 cidades no mundo, sendo 15 no Brasil, distribuídas em sete áreas criativas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
