Secretaria Municipal de Relações Internacionais
São Paulo passará a integrar a Rede Global para Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas da Organização Mundial da Saúde (OMS)
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), convida a todos para a Conferência Internacional das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, que acontecerá durante a programação do 7º Fórum da Longevidade, nos dias 27 e 28 de outubro, no Centro de Convenções do Expo Norte.
Durante a abertura do evento, o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPA/OMS) no Brasil, Cristian Morales, entregará nas mãos do prefeito, Ricardo Nunes, o certificado que a cidade de São Paulo passa a integrar a Rede Global das Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas da OPAS/OMS.
“Este é um título muito importante para nossa cidade, que está sendo reconhecida por seu trabalho em diversas áreas para levar serviços que garantam a qualidade de vida da nossa geração prateada que para nós vale ouro. Fizeram nossa história, são parte da nossa memória e é de justiça cuidar e continuar contando com toda a sua experiência. A partir de agora poderemos compartilhar nossos conhecimentos com outras cidades do mundo e melhorar ainda mais o trabalho em prol da longevidade em São Paulo”, comemora a secretária de Relações Internacionais, Angela Gandra.
São Paulo cidade amiga dos idosos
A conferência será a primeira com São Paulo pertencendo à Rede Global das Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas da OPAS/OMS. A certificação envolveu um estudo feito pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais que envolveu toda a prefeitura da capital paulista, e levou em conta a disponibilidade e a qualidade de serviços públicos em áreas como saúde, transporte, esporte e lazer, cultura, acesso à justiça, assistência social, entre outros, para os idosos paulistanos.
Conferência Internacional das Cidades Amigas das Pessoas Idosas
A primeira edição da Conferência Internacional das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, organizada pela SMRI, acontece nos dias 27 e 28 de outubro dentro da Programação oficial do 7º Fórum da Longevidade e terá entrada gratuita. As palestras falarão sobre o cenário global de envelhecimento populacional, e como a criação de cidades amigas do idoso emerge como uma prioridade essencial para garantir qualidade de vida e inclusão social para os longevos. A Conferência destaca a importância de metrópoles e municípios como protagonistas em políticas e ações que respeitem e valorizem a crescente população idosa. Veja a programação oficial no final deste texto.
Sobre o Fórum da Longevidade
O 7º Fórum da Longevidade é o maior encontro da comunidade conhecida como a “geração prateada” do Brasil. Serão três dias intensos de debates sobre envelhecimento, economia e a Revolução da Longevidade. O Fórum São acontece de 27 a 29 de outubro de 2025, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo, e tem entrada gratuita. O evento tem o apoio da Prefeitura de São Paulo, e reunirá mais de 250 palestrantes e debatedores em sete auditórios, promovendo discussões sobre temas essenciais para o público 50+ e para todos os profissionais e empreendedores envolvidos na na temática. Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo site www.longevidade.com.br.
Programação da I Conferência Internacional das Cidades Amigas das Pessoas Idosas na Expo Norte
Dia 27 de outubro - Segunda-feira
13h: Abertura e apresentação do Maestro João Carlos Martins
13h40: Painel “Cidades Amigas da Pessoas Idosas da OPAS/OMS” (Costa Rica/Espanha)
16h40: A longevidade como caminho de desenvolvimento econômico: uma visão de mundo – Portugal
Dia 28 de outubro - Terça-feira
10h15: Palestra “Políticas Públicas para pessoas Idosas em grandes cidades” (Nova York)
11h00: Painel “Políticas públicas para pessoas idosas em diferentes países” (Suécia, Chile, Dinamarca)
Para credenciamento e mais informações sobre a programação e os palestrantes, clique aqui.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
