Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Quinta-feira, 17 de Julho de 2025 | Horário: 11:50
Compartilhe:

São Paulo reforça cooperação internacional durante missão oficial em Barranquilla, Colômbia

A participação da cidade de São Paulo reafirma o compromisso com o avanço de políticas centradas nas pessoas, especialmente no eixo “Capital do Futuro”

Entre os dias 8 e 11 de julho, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA), representada pela secretaria municipal de Relações Internacionais, Angela Gandra, pelo secretário executivo de SECLIMA, Renato Nalini e pela assessora de comunicação, Giovanna Saab, participou do Fórum de Desenvolvimento Local da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), realizado em Barranquilla, na Colômbia. A missão teve como objetivo principal fortalecer a cooperação internacional com organizações dedicadas ao desenvolvimento territorial, a   economia urbana e à promoção de políticas públicas sustentáveis e inovadoras. 

A participação da cidade de São Paulo no evento reafirma o compromisso da prefeitura com o avanço de políticas centradas nas pessoas, alinhadas ao Programa de Metas 2025-2028, especialmente no eixo “Capital do Futuro”, que prioriza a modernização da gestão pública, a transformação digital e o fortalecimento da transparência e da participação cidadã. 

Durante o Fórum, foram discutidos temas prioritários para a cidade, como qualificação profissional, empreendedorismo, geração de empregos e valorização da economia criativa. A missão contribui diretamente para o cumprimento da Meta 110 do Programa de Metas, que prevê a realização de 200 ações internacionais para projeção global da cidade até 2028. 

Além da participação no Fórum, destacam-se reuniões bilaterais com lideranças da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ampliando os diálogos iniciados em agendas anteriores e avançando na construção de uma cooperação estruturada e de longo prazo. 

Outro destaque foi o estreitamento das relações com a cidade anfitriã. O diálogo com autoridades locais de Barranquilla visou à construção de um futuro projeto de cidades-irmãs, abrindo caminho para parcerias nas áreas de desenvolvimento social, intercâmbio cultural, economia criativa e cooperação técnica. 

A ida a Barranquilla também permitiu a articulação com instituições como o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe e representantes de outros governos locais, fortalecendo a presença de São Paulo em fóruns internacionais e contribuindo para sua atuação em agendas globais como a COP30. Esta presença reforça a estratégia de diplomacia urbana da cidade, posicionando São Paulo como referência em inovação na gestão pública, governo digital e cooperação internacional na América Latina. 

Sobre o Fórum 

O Fórum de Desenvolvimento Local da OCDE 2025 é um dos principais eventos globais sobre políticas urbanas, com expectativa de receber dois mil participantes de 40 países. A programação inclui painéis, oficinas práticas e visitas técnicas, com foco em soluções transformadoras para os desafios das cidades.  

Sobre a OCDE 

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma organização internacional composta por 38 países, incluindo algumas das maiores economias do mundo. Seu objetivo principal é promover políticas que impulsionem o desenvolvimento econômico, social e ambiental de seus membros. A organização atua como um fórum para que os países compartilhem experiências e busquem soluções para desafios comuns, visando o crescimento sustentável e o bem-estar de suas populações, promovendo o desenvolvimento econômico e soluções dos problemas sociais e ambientais através do estabelecimento de padrões e recomendações aos países membros. 

A OCDE é composta por países desenvolvidos e alguns emergentes que compartilham valores e objetivos comuns, como: Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, México, República Tcheca, Hungria, Polônia, Coreia do Sul, entre outros. O Brasil não é membro da OCDE, mas mantém relações de parceria com a organização e está em processo de adesão. 

collections
Galeria de imagens