Secretaria Municipal de Relações Internacionais
São Paulo vai à África do Sul para participar do Encontro de Sherpas U20 e Assembleia de Prefeitos Africanos

Entre os dias 11 e 14 de junho, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, esteve em Tshwane, África do Sul, para participar do Encontro de Sherpas U20 e Assembleia de Prefeitos Africanos. O U20 (Urban 20) é um grupo de engajamento oficial do G20, criado para representar as cidades globais dentro do processo de tomada de decisão das maiores economias do mundo. A missão foi representada pela Secretária Municipal de Relações Internacionais, Angela Gandra e pela assessora de Assuntos Internacionais Multilaterais e Redes de Cidades, Luísa Góis.
A agenda teve como principal objetivo a discussão do documento Communiqué (Comunicado) do U20. O texto apresenta o posicionamento das cidades-membro do U20, no atual ciclo, sobre temas como mudanças climáticas, qualidade do ar, inclusão e integração social, acesso à moradia e transformações nos mercados de trabalho. A presidência do ciclo de 2025 está a cargo da África do Sul, país integrante do G20. O comunicado sofreu alterações e uma vez finalizado, será compartilhado com os Sherpas (representantes pessoais dos chefes de Estado e governo dos países membros) do G20 em novembro, além de outros grupos de engajamento, como o Business 20 (B20) e o Youth 20 (Y20).
A participação no evento visou defender as contribuições de São Paulo ao comunicado, propor e articular parcerias bilaterais e multilaterais com as demais cidades presentes, projetar internacionalmente as políticas em prol dos cuidados e do desenvolvimento sustentável e fomentar parcerias e diálogos de cooperação. Em 2024, no ano da presidência brasileira do G20, São Paulo foi co-presidente ao lado do Rio de Janeiro e ocupa uma função de grande relevância nesse novo ciclo na África do Sul.
Aproveitando a mobilização de líderes das principais cidade do G20, paralelamente foi realizada a Assembleia de Prefeitos Africanos, com o tema “Empoderando as lideranças locais para futuros urbanos sustentáveis - cidades resilientes para uma África próspera”. A assembleia forneceu uma plataforma robusta de discussão de problemas importantes para as cidades africanas, com o objetivo de desenvolver ações regionais para identificação de desafios comuns e promover um espírito de colaboração entre as cidades africanas e os representantes do U20.
Também foi realizada uma reunião bilateral com a rede internacional C40 (iniciativa que fomenta práticas de combate às mudanças climáticas), na qual a cidade de São Paulo apresentou suas principais atividades e compromissos climáticos em preparação para a COP30. Destacou também as prioridades do Prefeito Ricardo Nunes na agenda ambiental, como a preservação e ampliação de áreas verdes, o aumento da cobertura vegetal e a transição energética no setor de transportes.
A participação de São Paulo no U20 resultou em avanços concretos em diferentes frentes da agenda internacional da cidade. A divulgação de eventos estratégicos, como a Rodada de Negócios Sustentáveis no contexto da COP30 e o Fórum de Longevidade apoiado pela SMRI, fortaleceu a comunicação institucional e abriu novas frentes de engajamento. O recebimento de convites internacionais e a construção de uma sólida carteira de contatos bilaterais reforçam o papel de São Paulo como ator relevante nas redes globais urbanas. Além disso, as interações bilaterais com cidadeschave ampliaram significativamente a rede de relações internacionais da cidade, criando oportunidades de cooperação estratégica para o futuro.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk