A Prefeitura de São Paulo realiza neste sábado (29), das 8h às 17h, mais uma edição do Avança Saúde – Homem, mobilização integrada ao Novembro Azul que pretende ampliar o acesso dos homens às práticas preventivas. As 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas simultaneamente, com oferta ampliada de atendimento clínico, testagem rápida e orientação especializada.
A operação será estruturada em estações de cuidado, facilitando o fluxo e cobertura dos principais fatores de risco que afetam o público masculino.
Os serviços incluem avaliação de risco cardiovascular, aferição de pressão, glicemia, testes rápidos, triagem de sintomas urológicos, apoio para quem quer parar de fumar, avaliação do consumo de álcool, orientação sobre uso racional de medicamentos e acompanhamento por equipes multiprofissionais conforme necessidade clínica. Para pessoas idosas, haverá aplicação da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (Ampi-AB).
As unidades também oferecerão Práticas Integrativas e Complementares, atividades físicas, aconselhamento em saúde sexual e reprodutiva, alimentação saudável e ações do Núcleo de Prevenção à Violência (NPV).
O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, reforça que a ação é estratégica para reduzir barreiras históricas de acesso da população a medidas de prevenção. “Além de iniciativas como o Avança Saúde – Homem, realizado desde 2023, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações voltadas ao cuidado em saúde masculina durante todo o ano na rede municipal. A população pode procurar a UBS mais próxima para iniciar e realizar seu acompanhamento em saúde.”
Panorama e relevância sanitária
Desde o início da iniciativa, em 2023, o Avança Saúde – Homem já atendeu mais de 57 mil pessoas, reforçando o papel da atenção primária na detecção precoce de condições como hipertensão, diabetes e tumores urológicos. A diretriz da SMS prioriza a identificação precoce de sinais de alerta, com início de acompanhamento nas UBSs e encaminhamento rápido à atenção especializada quando indicado.
A ação integra protocolos e políticas municipais voltadas às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), política sobre álcool e outras drogas, primeira infância e iniciativas de prevenção à violência.
Serviço
Data: sábado, 29 de novembro
Horário: 8h às 17h
Locais: todas as UBSs da capital
Localize aqui a unidade mais próxima: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/