Secretaria Municipal da Saúde
“Dia D de Vacinação” registra mais de 29 mil doses aplicadas

Um total de 29.456 doses de vacinas foram aplicadas neste sábado (18), durante o Dia D de Vacinação, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que ocorreu nas 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital e também em ações extramuros em locais como parques, praças e centros comunitários .
Das 8h às 17h, todas UBSs estiveram abertas para realizar a imunização de crianças e adolescentes. O Dia D também encerrou a Semana da Criança, que envolveu diversas ações de vacinação extramuros em locais estratégicos, para facilitar o acesso da população. Somente ao longo deste sábado estas iniciativas garantiram a aplicação de 2.082 mil doses de vacinas, que se somaram a 27.374 doses aplicadas nas unidades de saúde.
As equipes de saúde também realizaram 40.932 buscas ativas, entre ligações telefônicas (27.774) e visitas domiciliares (13.158).
As vacinas disponibilizadas foram as previstas no Calendário Nacional de Vacinação, contra o HPV, a febre amarela e o sarampo. Ao todo, as UBSs aplicaram 14.853 doses de vacinas do calendário, 2.239 doses contra o HPV, 1.202 contra sarampo, caxumba e rubéola, 2.262 contra febre amarela e 6.818 contra a dengue.
“Esforços como este são importantes por que a população que trabalha durante a semana e tem dificuldade de ir até a UBS, sabe que pode contar com as 479 UBSs abertas para buscar as vacinas que estão disponíveis, como as do calendário infantil, dengue, HPV e outras”, enfatizou o secretário municipal da saúde Luiz Carlos Zamarco, que neste sábado esteve na UBS Dr. Joaquim Rossini, na Vila Carioca, região sudeste da capital, juntamente com o prefeito Ricardo Nunes, o secretário adjunto Maurício Serpa, a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino, o chefe de gabinete da pasta, Luiz Artur Vieira Caldeira, vereadores e representantes da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste e outros convidados.
“Além dos Dias D, as ações extramuros que fazemos em parceria com sociedade civil e com outras pastas como a Secretaria Municipal da Educação, têm sido fundamentais para a elevação dos nossos índices de cobertura vacinal; não poupamos esforços para levar as vacinas até a população”, reforça a diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Mariana de Souza Araújo.
Isaac da Silva Nunes, 23, sua irmã Ester da Silva Nunes, 14, e os primeiros Davi Nunes, 12 e Thomas Moreira, 8, foram juntos até a UBS Dr. Joaquim Rossini, onde os três mais novos tomaram doses de vacina contra a influenza. Além disso, Davi também recebeu o imunizante contra a dengue. Eles contam que souberam da ação por meio da escola, e que foram por conta própria até a UBS. “Eles pediram que eu viesse junto, então acompanhei os três”, conta Isaac, que tem sua caderneta de vacinação atualizada, por isso limitou sua ida até a unidade ao “apoio moral” às crianças.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk