Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 1 de Julho de 2025 | Horário: 15:11
Compartilhe:

68 mil doses da vacina contra influenza foram aplicadas durante ações de intensificação em terminais e estações da capital

Imunizante foi disponibilizado em mais de 20 locais para toda a população acima dos 6 meses; vacinação segue disponível em todas as UBSs
A imagem mostra uma ação de saúde pública em um espaço coberto, possivelmente uma estação ou terminal de transporte. Em primeiro plano, uma agente de saúde veste um colete azul com a inscrição “VIGILÂNCIA EM SAÚDE” e está orientando uma mulher que segura uma bolsa e um papel. À esquerda, profissionais de saúde trabalham em mesas dobráveis cobertas com toalhas brancas, onde há caixas de papelão e uma caixa térmica azul, provavelmente para armazenamento de vacinas ou medicamentos. Ao fundo, várias pessoas aguardam atendimento em fila. O ambiente é bem iluminado e a estrutura metálica amarela indica um local urbano de grande circulação. A cena transmite organização e cuidado com a saúde coletiva.

Durante as ações de intensificação da vacinação contra a influenza realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que aconteceram nos terminais de ônibus, estações de Metrô e CPTM, Terminal Rodoviário do Tietê, Terminal Hidroviário Mar Paulista e Shopping Butantã, de 9 a 27 de junho, 67.949 doses foram aplicadas. 

A intensificação, organizada pelo Programa Municipal de Imunizações (PMI), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), teve como objetivo aumentar o número de vacinados contra a gripe, aplicando o imunizante em locais de grande circulação de pessoas, para facilitar o acesso da população. A vacina contra a gripe continua disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade.

“Os resultados dessa intensificação reforçam a importância de levar a vacina até onde as pessoas estão, com ações que se inserem na rotina do dia a dia. A vacinação contra a gripe continua disponível nas unidades de saúde da capital para todas as pessoas a partir de seis meses de idade que ainda não se imunizaram”, reforça a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Mariana de Souza Araújo.

A vacinação é a principal forma de prevenção contra o vírus da influenza, que causa a gripe. Para garantir a proteção efetiva, a vacina deve ser recebida anualmente. A vacina é segura e não causa gripe.

A imunização permanece normalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, no mesmo horário. A população pode encontrar a unidade mais próxima para vacinação por meio da plataforma Busca Saúde. 

Cobertura vacinal
Até essa segunda-feira (30), 2.800.867 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas no município de São Paulo. A cobertura vacinal está em 46,66%, considerando a população contemplada na estratégia de rotina (pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes).  Na população com mais de 60 anos, já foram aplicadas 1.000.790 doses, e a cobertura vacinal está em 47,71%; em crianças de 6 meses a menores de 6 anos, foram aplicadas 325.468 doses, com cobertura em 44,58%; e nas gestantes foram 38.055 doses, com cobertura em 39,42%.

Foto: Vacinação no terminal de ônibus Sacomã (Acervo/SMS)

collections
Galeria de imagens