Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 4 de Agosto de 2025 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Agosto Dourado: bancos de leite humano municipais receberam 17 mil litros nos últimos cinco anos

A distribuição do leite materno salva a vida de recém-nascidos com baixo peso ou prematuros internados nas Unidades Neonatais nos hospitais públicos da cidade de São Paulo

As mulheres que amamentam e têm a possibilidade de doar leite materno aos bancos de leite humano contribuem para a saúde de bebês recém-nascidos com baixo peso ou prematuros internados nas Unidades Neonatais, pois são eles que se beneficiam por cerca de 95% do leite doado. Nos últimos cinco anos, 17 mil litros de leite humano foram coletados nos bancos de leite dos hospitais municipais, e mais de 12 mil litros foram distribuídos.

A SMS possui três bancos de leite, localizados nos hospitais Dr. Alípio Corrêa Netto (Ermelino Matarazzo na zona leste), Hospital Municipal Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha (zona norte) e Hospital Municipal Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo, zona sul), além de um posto de coleta no Hospital Municipal Tide Setúbal (São Miguel Paulista, zona leste), que colaboram para abastecer as unidades neonatais em toda a cidade.

A doação de leite materno é a extensão da amamentação de recém-nascidos que não podem ser amamentados pelas próprias mães. Por isso, a sua grande importância no Agosto Dourado, mês dedicado à promoção e incentivo ao aleitamento materno. O período compreende ainda a 33ª Semana Mundial da Amamentação, o Dia Mundial da Amamentação (1/8) e a 8ª Semana da Primeira Infância/aleitamento materno. Dessa forma, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca a importância da doação como forte aliada na redução da morbimortalidade infantil.

“Tenho imensa satisfação em poder doar leite humano para outros bebês. Recebo apoio da equipe de enfermagem para extrair o leite adequadamente, de acordo com todo o protocolo de higiene”, conta Maria Idelvânia Silva Lima, 24. Ela está acompanhando o filho mais novo, que ficou 16 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Municipal Tide Setúbal, por ter nascido com saturação e oxigenação baixas. “Além do meu filho, que está se alimentando com meu leite por sonda, doar meu leite ajuda outros bebês”, destaca Maria.

Impactos na coleta e distribuição
Os bancos de leite dos Hospitais tiveram uma ampliação tanto na coleta quanto na distribuição de leite humano no período de 2020 a 2024. Na coleta, ampliada em 17%, o Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto coletou mais de 6,2 mil litros, a Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha, colaborou com mais de 5,8 mil litros, quando o Hospital Municipal do Campo Limpo alcançou mais de 4,4 mil, enquanto o posto de coleta do Tide Setúbal recebeu 651 litros.

Já a distribuição do leite humano foi ampliada em 11,5%, somando mais de 12 mil litros nos quatro hospitais, que, só em 2025, de janeiro a maio, já captaram mais de 2 mil litros de leite humano.

Bancos de leite humano da rede municipal

Hospital Municipal Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha - Telefone: (11) 3986-1011

Hospital Municipal Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo) - Telefone: (11) 3394-7678

Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto (Ermelino Matarazzo) _ Telefone: (11) 3394-8046/8153

Você também pode encontrar o banco de leite humano mais próximo de sua localidade pelo telefone 136.

collections
Galeria de imagens