Secretaria Municipal da Saúde
Após sete anos desaparecido, homem recebe alta em hospital municipal de São Paulo e volta para Alagoas

O paciente recebe alta do Hospital Guarapiranga em clima de comemoração (Acervo/SMS)
No último dia 5 de setembro, o Hospital Municipal Guarapiranga deu alta a Luciano B.S, 44 anos, que estava desaparecido da família há sete anos. Natural de Craíbas, no interior de Alagoas, Luciano retorna agora para sua cidade natal, acompanhado pelo irmão, depois de uma trajetória marcada por vulnerabilidade, violência e um reencontro emocionante, possível graças ao esforço de várias equipes.
A história começou em 2018, quando Luciano deixou Alagoas e embarcou para São Paulo com a promessa de trabalhar com o irmão José Aparecido, que vive em Rio Claro, no interior do Estado. O combinado era encontrarem-se na rodoviária, mas um erro de comunicação mudou tudo: enquanto José o aguardava no Terminal Barra Funda, Luciano desembarcava no Terminal Tietê. Sem dinheiro suficiente e sem telefone de contato, não conseguiu localizar o irmão e acabou perdido em uma cidade desconhecida. Desde então, a família permaneceu sem notícias dele.
Foram sete anos de ausência, nos quais os parentes já o davam como morto. Até que, em 14 de dezembro de 2024, Luciano deu entrada no pronto-socorro da Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Sé, levado pelo Samu, sem documentos e sem identificação. Supostamente vítima de agressão nas ruas, apresentava múltiplos traumas, incluindo um traumatismo cranioencefálico grave. No mesmo dia, foi transferido ao Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, no Jabaquara onde passou por craniotomia frontotemporoparietal, uma cirurgia de emergência.
O Serviço Social do Saboya iniciou imediatamente a busca por sua identidade. Com apoio do Setor de Identificação Móvel do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), foi possível confirmar quem era o paciente e providenciar a emissão de documentos pessoais. Em paralelo, equipes sociais acionaram cadastros municipais e estaduais, além de órgãos de assistência em São Paulo e Alagoas. A resposta veio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Craíbas, a cidade natal de Luciano, que por sua vez localizou sua irmã, Luciene, e outros familiares.
José Aparecido então viajou a São Paulo e passou a acompanhar de perto a recuperação do irmão. Com a melhora clínica, em julho de 2025 Luciano foi transferido ao Hospital Municipal Guarapiranga para finalizar o tratamento e aguardar a alta definitiva.
Sem recursos para custear a viagem até Alagoas, a família ainda contou com o apoio do Serviço Social do hospital, que mobilizou a arrecadação de recursos para garantir as passagens. Em 5 de setembro, Luciano recebeu alta médica. Após a equipe orientar o irmão sobre os cuidados necessários e os procedimentos necessários para acesso a benefícios sociais.
Sob aplausos dos trabalhadores do hospital após sete anos de incerteza, mas sob cuidados diários das equipes de saúde do município, Luciano voltou para casa e ao convívio com a família.
“A maioria dos pacientes do hospital são sociais, e nossos colaboradores não medem esforços para promover o seu reencontro com a família, que muitas vezes também está à procura deste familiar. Estes profissionais estão focados em tratar além das dores físicas, é um trabalho que emociona”, diz Simone Araújo, diretora geral do Hospital Municipal Guarapiranga.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk