Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 22 de Julho de 2025 | Horário: 17:48
Compartilhe:

Avança Saúde – Ambiental da Prefeitura de São Paulo sensibiliza mais de 80 mil pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente

No Dia Mundial da Conservação da Natureza, Saúde Municipal destaca ações alinhadas Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 28 de julho é comemorado o Dia Mundial da Conservação da Natureza, um alerta para este que é um fator fundamental para a promoção da saúde e da qualidade de vida. Foi com este objetivo que em abril deste ano a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), lançou o programa Avança Saúde - Ambiental, que incluiu o plantio de mudas de árvores em diferentes regiões da cidade, além de atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs).

Nesta primeira etapa, foram realizados 100 plantios de mudas, e, de 22 a 30 de abril, 82.927 pessoas foram sensibilizadas para o tema, por meio de 3.598 ações coletivas e 26.166 visitas domiciliares ambientais. Estas mobilizaram as equipes das 340 UBSs que possuem o Pavs implementado, além de munícipes da área de abrangência dessas unidades.

Os profissionais das unidades orientaram a população sobre temas como água, ar e solo (incluindo a prevenção de doenças de veiculação hídrica e arboviroses), agenda ambiental na administração pública, A3P (visando o uso racional água, energia, papel, destinação correta de resíduos e valorização do trabalhador), biodiversidade e arborização (proteção de áreas verdes, incentivo à guarda responsável de animais, plantio e distribuição de mudas), gerenciamento de resíduos (apoio na destinação ambientalmente correta dos resíduos)  e revitalização de espaços públicos (parceria com Selimp na indicação de pontos viciados de descarte irregular de resíduos para revitalização e sensibilização da população local). 

As ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para eliminar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. 

Sobre o Pavs
Incorporado pela SMS em 2008, dentro da Coordenadoria de Atenção Básica (CAB), o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis incorpora questões ambientais às ações de promoção da saúde das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), presentes nas diferentes regiões da cidade. O foco está no cuidado à saúde individual e coletiva, com fomento às práticas mais sustentáveis.

Os eixos prioritários do Pavs, que vem expandindo sua atuação também junto a outros serviços de saúde como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps), são: biodiversidade e arborização; água, ar e solo; gerenciamento de resíduos sólidos; agenda ambiental na administração pública; horta e alimentação saudável e revitalização de espaços públicos.

A atuação do Pavs se faz presente em todas as UBSs com Estratégia Saúde da Família da cidade de São Paulo, e desde 2019 contou com a participação de mais de três milhões de pessoas, em diversas atividades do programa, sendo 505 mil pessoas participantes somente em 2023. Uma dessas ações é a administração de 130 hortas em todas as regiões da capital.

collections
Galeria de imagens