Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 28 de Julho de 2025 | Horário: 11:11
Compartilhe:

Avança Saúde – Ambiental da Prefeitura de São Paulo sensibiliza mais de 80 mil pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente

No Dia Mundial da Conservação da Natureza, Saúde Municipal destaca ações alinhadas Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Uma mulher em pé, de camiseta preta e um crachá aparente está com uma ferramenta adequada para o plantio. Ao lado dela, um homem segurando o tronco e uma árvore que será plantada está vestindo um uniforme marrom com listas laranja. A foto mostra  que em uma parte da calçada, uma porção de terra  que foi retirada do canteiro e está ao lado dele, na calçada,  para abrir espaço para a nova árvore que será plantada.

Em 28 de julho é comemorado o Dia Mundial da Conservação da Natureza, um alerta para este que é um fator fundamental para a promoção da saúde e da qualidade de vida. Foi com este objetivo que em abril deste ano a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), lançou o programa Avança Saúde - Ambiental, que incluiu o plantio de mudas de árvores em diferentes regiões da cidade, além de atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs).

Nesta primeira etapa, foram realizados 100 plantios de mudas, e, de 22 a 30 de abril, 82.927 pessoas foram sensibilizadas para o tema, por meio de 3.598 ações coletivas e 26.166 visitas domiciliares ambientais. Estas mobilizaram as equipes das 340 UBSs que possuem o Pavs implementado, além de munícipes da área de abrangência dessas unidades.

Os profissionais das unidades orientaram a população sobre temas como água, ar e solo (incluindo a prevenção de doenças de veiculação hídrica e arboviroses), agenda ambiental na administração pública, A3P (visando o uso racional água, energia, papel, destinação correta de resíduos e valorização do trabalhador), biodiversidade e arborização (proteção de áreas verdes, incentivo à guarda responsável de animais, plantio e distribuição de mudas), gerenciamento de resíduos (apoio na destinação ambientalmente correta dos resíduos)  e revitalização de espaços públicos (parceria com Selimp na indicação de pontos viciados de descarte irregular de resíduos para revitalização e sensibilização da população local).

As ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para eliminar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Sobre o Pavs
Incorporado pela SMS em 2008, dentro da Coordenadoria de Atenção Básica (CAB), o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis incorpora questões ambientais às ações de promoção da saúde das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), presentes nas diferentes regiões da cidade. O foco está no cuidado à saúde individual e coletiva, com fomento às práticas mais sustentáveis.

Os eixos prioritários do Pavs, que vem expandindo sua atuação também junto a outros serviços de saúde como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps), são: biodiversidade e arborização; água, ar e solo; gerenciamento de resíduos sólidos; agenda ambiental na administração pública; horta e alimentação saudável e revitalização de espaços públicos.

A atuação do Pavs se faz presente em todas as UBSs com Estratégia Saúde da Família da cidade de São Paulo, e desde 2019 contou com a participação de mais de três milhões de pessoas, em diversas atividades do programa, sendo 505 mil pessoas participantes somente em 2023. Uma dessas ações é a administração de 130 hortas em todas as regiões da capital.

collections
Galeria de imagens