Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 4 de Agosto de 2025 | Horário: 18:00
Compartilhe:

Capital realiza vacinação na estação Barra Funda no Dia Nacional da Saúde, 5 de agosto

Serão oferecidos os imunizantes contra influenza e sarampo das 9h às 16h

Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza ação de vacinação na estação Barra Funda, da CPTM, nesta terça-feira (5). As vacinas contra a influenza e sarampo estarão disponíveis das 9h às 16h no local. 

Além de celebrar a data, que foi instituída no Brasil em 1967, a ação tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal contra a influenza, disponibilizando o imunizante para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A vacina contra o sarampo é ofertada com a intenção de atualizar a situação vacinal da população, especialmente dos adultos.

“Queremos celebrar o Dia Nacional da Saúde levando as vacinas até a estação Barra Funda. Esperamos que quem ainda não se vacinou aproveite a oportunidade para se proteger nesse inverno”, afirma Mariana de Souza Araújo, coordenadora das Vigilância em Saúde.

Data reforça a importância da prevenção
O dia 5 de agosto foi escolhido em homenagem à Oswaldo Cruz, médico e sanitarista que nasceu nessa data, em 1872, e ficou conhecido por aumentar o acesso à saúde no interior do Brasil, atuar no combate a epidemias, como a febre amarela, e incentivar a criação de soros e vacinas. Oswaldo Cruz também foi um grande defensor da vacinação como forma de controlar a varíola, doença que teve o último caso registrado no Brasil em 1971, e foi considerada oficialmente erradicada no país em 1973, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A data, além de uma alusão ao nascimento do sanitarista, tem como objetivo incentivar a população a cuidar da saúde, buscando um estilo de vida saudável e se protegendo de doenças que podem ser prevenidas, inclusive através da vacinação.

A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBS Integradas, no mesmo horário. A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio do Busca Saúde.

collections
Galeria de imagens