Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 28 de Outubro de 2025 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Capital recebe certificação da OMS como “Cidade Amiga do Idoso” e lança Programa Vitalidade+ na 7ª Longevidade Expo + Fórum

Certificação internacional e novas ações municipais reforçam o compromisso da Prefeitura de São Paulo com o envelhecimento ativo, a inclusão e a qualidade de vida da população idosa
A imagem mostra um ambiente de evento, com várias pessoas sorrindo e interagindo. No centro, aparece o personagem Zé Gotinha, mascote das campanhas de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde), posando para fotos com duas mulheres identificadas como congressistas por seus crachás. Uma delas veste casaco laranja e a outra, camisa branca.  Ao fundo, há um banner laranja com os dizeres “AQUI TEM POSTO DE VACINAÇÃO”, e o mascote segura um grande símbolo circular com o texto “Caderneta de Vacinação da Pessoa Idosa”. Na lateral esquerda da foto, vê-se uma porta encimada por uma placa onde lê-se

A cidade de São Paulo recebeu na manhã desta segunda-feira (27), a certificação oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS) como “Cidade Amiga do Idoso”, durante a abertura da 7ª edição da Longevidade Expo + Fórum, realizada no Centro de Convenções do Expo Center Norte. A certificação reconhece o compromisso do município de São Paulo em promover políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo, à inclusão e à qualidade de vida da população idosa. A cerimônia contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes, do secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, do presidente da Longevidade Expo + Fórum, Walter Feldman, além do representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Cristian Morales.

Realizada entre os dias 27 e 29 de outubro, a Longevidade Expo + Fórum é o maior evento brasileiro dedicado à chamada geração prateada e à economia da longevidade. Com o tema “Metrópoles e Municípios como Cidades Amigas do Idoso”, a edição de 2025 reúne autoridades, especialistas, empresas e organizações sociais para discutir inovação, acessibilidade e políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável.

Durante o evento, a Prefeitura de São Paulo lançou oficialmente o Programa Vitalidade+, uma iniciativa intersecretarial que reúne mais de 70 ações integradas de mais de 20 secretarias municipais, com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à longevidade e à valorização da população de 60+. A coordenação do programa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), por meio do Grupo de Trabalho Intersecretarial da Longevidade.

“É um momento histórico São Paulo receber esse título e conceder à cidade de São Paulo esse reconhecimento importante nas suas políticas públicas de longevidade. E hoje também fazemos o lançamento super importante de um uma política pública, que é o Programa Vitalidade São Paulo + São Paulo, que são ações que valorizam as pessoas longevas para que possam ter muita qualidade de vida”, disse o prefeito Ricardo Nunes. Segundo o prefeito, é preciso se preparar para esse momento. “Em 2050, um terço da população será 60 + mais. A gente já vem fazendo uma série de ações de saúde, do empreendedorismo, da empregabilidade, do esporte, da cultura, da mobilidade para que as pessoas longevas tenham uma ótima qualidade de vida”, ressaltou.

O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, destacou que o trabalho da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem sido referência nacional no cuidado integral à população idosa, atuando de forma pioneira nas políticas de cuidado e na promoção da longevidade, garantindo assim que a cidade recebesse o selo de “Amiga do Idoso”. “A rede municipal está preparada para atender o idoso em todas as etapas da vida, com programas pioneiros como o Acompanhante de Idosos (PAI) e as Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursis), além de ações de prevenção de quedas, imunização e promoção de hábitos saudáveis. Esse reconhecimento internacional mostra que estamos no caminho certo”, apontou. 

Para a coordenadora da Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa da SMS, Rosa Maria Marcucci, “esse evento é um espaço fundamental de diálogo entre o poder público, o setor privado e a sociedade civil. A articulação entre esses atores é essencial para que possamos ampliar o alcance das nossas ações, fortalecer a rede de cuidados e garantir que as políticas municipais respondam de forma concreta às necessidades das pessoas idosas da capital”, destacou  Marcucci.

Com mais de 163 serviços voltados à população idosa e 70 equipes multidisciplinares do Programa Acompanhante de Idosos, a Secretaria Municipal da Saúde promove uma ampla rede de atendimento, com foco na prevenção, reabilitação e no envelhecimento ativo. Somente em 2025, as 13 Ursis realizaram cerca de 19 mil atendimentos entre janeiro e setembro. Além disso, a rede municipal realizou mais de 590 mil ações de prevenção de quedas desde 2021 e 1 milhão de Avaliações Multidimensionais da Pessoa Idosa na Atenção Básica (Ampi-AB) em 2024.

A SMS participa da 7ª Longevidade Expo + Fórum com um estande de 100 m², oferecendo atividades de promoção à saúde, orientações sobre programas municipais, atualização da carteira vacinal, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), exames oftalmológicos, ações educativas e de prevenção de doenças, além de iniciativas de bem-estar animal desenvolvidas pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap).

Serviço
Evento: 7ª Edição da Longevidade Expo + Fórum
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
Data: 27 a 29 de outubro de 2025
Mais informações: www.longevidade.com.br 

collections
Galeria de imagens