Secretaria Municipal da Saúde
Centros de Exame da Mulher realizam mais de 86 mil exames desde a sua criação

Neste Outubro Rosa, mês voltado ao cuidado da saúde da mulher, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS reforça a atuação dos Centros de Exames da Mulher (CEMs), serviços criados para complementar a oferta de exames diagnósticos ao público feminino; suas duas unidades, o CEM Itaquera, inaugurado em junho de 2024 na zona leste, e o CEM Capela do Socorro, inaugurado em abril deste ano na zona sul, já realizaram 86.544 exames até setembro deste ano.
Desde a sua inauguração, o CEM Itaquera atendeu 47.031 mulheres, enquanto outras 12.416 mulheres foram atendidas na unidade Capela do Socorro. Em média, a unidade da zona leste realiza 5.200 exames por mês e a da zona sul, três mil procedimentos.
As diversas ultrassonografias do trato feminino lideram a produção dos CEMs. Na unidade de Itaquera, foram realizadas 48.433 ultrassonografias (geral e doppler), enquanto no CEM Capela do Socorro já haviam sido realizados 12.634 ultrassons até setembro.
Já as mamografias bilaterais, essenciais para o diagnóstico de câncer de mama, perfazem 14.104 exames realizados nos dois equipamentos, da abertura até o mês de setembro, sendo 11.502 no CEM Itaquera e 2.602, no CEM Capela do Socorro. A mamografia, indicada para mulheres a partir dos 40 anos, serve para identificar nódulos pequenos, de até 1 mm, na mama, ou seja, antes mesmo que a mulher ou seu médico consigam senti-lo com a apalpação. Nos últimos quatro anos (2021 a 2024), a SMS realizou um total de 942.198 exames mamografias na rede.
Entre biópsias e exames uterinos como histeroscopia, vulvoscopia e colposcopia, as unidades realizaram respectivamente 2.836 e 1.423 exames, no período.
CEMs atendem mulheres com indicação de vários exames
Os CEMs atendem mulheres residentes na área de abrangência determinada pelas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) que tenham necessidade de realizar três ou mais exames. Os exames oferecidos pelos centro são: mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia mamária, ultrassonografia de abdômen total, ultrassonografia de abdômen total e transvaginal com preparo intestinal, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de rins e vias urinárias, ultrassonografia da tireoide, ultrassonografia doppler vascular, ultrassonografia geral, colposcopia (com biópsia e anátomo patológico se necessário), vulvoscopia (com biópsia e anátomo patológico se necessário) e estudo urodinâmico completo.
Mulheres com alta vulnerabilidade, mulheres com necessidades especiais e/ou participantes do território inclusivo e homens trans poderão ser também atendidos nestes serviços com qualquer número de exames solicitados. Vale lembrar que os atendimentos no CEM são encaminhados pelas UBSs e até 2028 cada região da cidade terá sua unidade.
Além do atendimento voltado exclusivamente ao público feminino, os Centros de Exames da Mulher atendem em horário diferenciado, de segunda a sábado (exceto feriados), sempre das 7h às 19h, realizando num mesmo dia e local, de modo agrupado ou individual, todos os exames solicitados pelo médico ou enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS).
Cuidado e acolhimento fazem a diferença no diagnóstico
A mastologista Irla Evelyne Santana Alves, que atua no CEM Itaquera, destaca a importância das unidades de saúde que oferecem diagnóstico precoce para o câncer de mama. Segundo ela, a maioria das pacientes atendidas chega ao equipamento ainda em estágios iniciais da doença, o que ajuda no prognóstico.
“Por existir uma linha de cuidado e locais de atendimento como este, a maioria das pacientes chega hoje ao diagnóstico em estágio inicial”, comenta a médica, apontando ainda que observa uma mudança positiva no comportamento das mulheres em relação ao autocuidado e à prevenção. “Percebo a população mais convencida e comprometida com sua saúde, com mais consciência em ter um seguimento anual de cuidados com as mamas.”
Quando há confirmação de um exame positivo para câncer de mama ou colo do útero, a médica explica que o atendimento inicial é fundamental para garantir acolhimento e orientação adequados. “As pacientes que recebem o diagnóstico aqui passam por um primeiro acolhimento, com escuta dos seus anseios e temores. Procuramos conversar sobre as questões que mais as assustam, ouvimos muito e também conduzimos a paciente a uma fase de aceitação, conscientizando-a de que uma melhor disposição mental ajuda no processo que elas terão que passar durante o tratamento.”
Saúde da Mulher na SMS
A SMS conta com a Área Técnica da Saúde da Mulher, que atua na implementação, monitoramento e apoio à Política Nacional de Saúde da Mulher, adaptando suas ações à realidade de cada território. Seu objetivo é reduzir os riscos de doenças e agravos nessa população, garantindo acesso a serviços de saúde com integralidade, equidade e universalidade.
Com uma abordagem ampliada da saúde, a área adota o enfoque de gênero e o princípio da equidade, considerando fatores como origem, etnia, orientação sexual, ciclo de vida e condições de saúde mental.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
