Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 3 de Novembro de 2025 | Horário: 16:00
Compartilhe:

Comitiva do Espírito Santo visita Cosap

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado foi recebida pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico da Prefeitura de São Paulo para entender o funcionamento das políticas públicas de bem-estar animal na cidade
A imagem mostra quatro pessoas posando para uma foto em frente ao prédio do Centro Municipal de Adoção, da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP), da Prefeitura de São Paulo. Elas estão sorrindo e posicionadas lado a lado, diante da fachada pintada em tom alaranjado, que traz placas verdes e azuis com o nome da instituição. Há vasos com plantas ao redor da entrada, contribuindo para um ambiente acolhedor e bem cuidado.

Analy (à dir.) com a equipe do governo capixaba (Acervo/SMS)

Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo visitou, nesta quinta-feira (30), a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O objetivo foi conhecer de perto o modelo de saúde animal desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo. O grupo buscou referências para a criação do primeiro hospital público veterinário do estado e também para aprimorar as ações de bem-estar animal.

A comitiva, composta por Thaís Nascimento Santos, gestora de projetos, Rarissa Ferreira, agente de contratação, e Victor Ricciardi, chefe da assessoria especial de projetos de saúde e bem-estar animal, foi recebida pela coordenadora da Cosap, Analy Xavier, e ainda fez uma visita ao Hospital Público Veterinário da Zona Norte, na Casa Verde, onde conheceu a estrutura e o funcionamento do serviço.

O Espírito Santo irá iniciar oferta de castrações, serviço que São Paulo oferece desde 2001. O estado também estuda o melhor modelo para implantar um hospital veterinário público em parceria com os municípios. “Essa demanda vem da própria sociedade, especialmente de tutores de baixa renda que precisam de atendimento emergencial”, comentar Victor.

Segundo os visitantes, o objetivo da ida à Cosap foi compreender o modelo de gestão, os fluxos de atendimento e as boas práticas que fazem de São Paulo uma referência nacional na área. “Saímos impressionados com a estrutura, a quantidade de especialidades e o número de atendimentos em relação ao custo. O programa é o maior do Brasil e um exemplo de boas práticas para outros estados”, elogiou Victor.

Analy Xavier conta que a visita integra um movimento de troca de experiências entre municípios e estados que buscam aprimorar suas políticas públicas. “Quando recebemos outras gestões, é sempre uma troca. Mostramos nossas experiências exitosas e também o que não funcionou, para que possam evitar erros e adaptar soluções. A cidade de São Paulo tem um programa robusto e consolidado, e essa cooperação fortalece as políticas públicas em todo o país.” Só em 2025, sete municípios fizeram visitas às instalações da Cosap, entre Limeira (SP), Uberlândia (MG), Criciúma (SC), Jundiaí (SP), Iracemápolis (SP).

A gestora destaca que a Cosap também compartilha instrumentos e editais de seus programas para apoiar gestores que estão iniciando projetos. “Muitos municípios não sabem por onde começar. Ao disponibilizar nossos editais e protocolos, oferecemos diretrizes técnicas e legais que ajudam na criação de políticas estruturadas e seguras. São Paulo é reconhecida pelos demais municípios e estados como referência nacional. Com certeza, receber outras gestões e compartilhar nossa experiência fortalece o cuidado com os animais em todo o país”, finaliza Analy.

collections
Galeria de imagens