Secretaria Municipal da Saúde
Conheça mais sobre o PAVS
O PAVS trabalha com uma agenda integrada, com enfoque no desenvolvimento de políticas de saúde e meio ambiente, tendo como eixo o fortalecimento da intersetorialidade no nível local, a sustentabilidade das intervenções no território e o empoderamento e efetiva participação da comunidade, buscando evidenciar os determinantes do processo saúde- doença. Este enfoque tem sido estratégico no fortalecimento da Atenção Básica no Município de São Paulo.
O PAVS iniciou como um projeto desenvolvido entre os anos de 2005 e 2008 em articulação com Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Contou com recurso da Prefeitura Municipal de São Paulo, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ministério da Saúde.
Nesta primeira fase, o então Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis: Construindo Políticas Públicas Integradas - PAVS surge para fomentar a inclusão de questões ambientais no conjunto das ações de Promoção de Saúde e melhoria da qualidade de vida da população.
Nesta ocasião, foi firmado um compromisso entre a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SMVA), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Deu-se início então, ainda em 2005 a formação e qualificação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) – que compõem a Estratégia Saúde da Família (ESF) em SMS e Agentes de Proteção Social (APS) – de SMADS, para abordagem e elaboração de projetos que levasse em consideração o contexto vivido em cada território atendido. Neste período foram capacitados 5
mil agentes.
A partir de setembro de 2008 o PAVS inicia uma nova fase. Com a finalização do processo de capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Proteção Social, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) incluiu o PAVS na Estratégia Saúde da Família (ESF), na Coordenação da Atenção
Básica, agora não mais como projeto e sim como programa, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, que manteve a sigla PAVS. O intuito , foi estimular novas práticas no campo da Promoção da Saúde no nível local, e fortalecer a capilaridade das ações dos Agentes Comunitários de Saúde - ACS nos seus territórios. Neste ano foram produzidos cerca de 400 projetos socioambientais executados pelos Gestores Locais do Programa diretamente com os ACS e demais profissionais de saúde das Unidades.
Abordagem das questões socioambientais no âmbito das ações de promoção da saúde realizadas veio contribuir para a consolidação de uma concepção de saúde e ambiente mais abrangente, com destaque aos determinantes sociais do processo saúde-doença. Nesta perspectiva, foram
desenvolvidas ações estratégicas na construção de uma agenda integrada, tendo como pressupostos a interdisciplinaridade, intersetorialidade, participação dos atores e a co-gestão. A terceira fase do programa, iniciada em 2011 é marcada pela criação do cargo de Agente de
Promoção Ambiental - APA, a partir da Portaria 1573/2011-SMS.G. Deste ponto em diante, o programa teria um profissional dedicado exclusivamente a suas demandas dentro das unidades, sem perder a integração com os demais profissionais das unidades de saúde. Os APA têm como papel
primordial mobilizar as equipes de Estratégia Saúde da Família - ESF para a realização das ações socioambientais de promoção da saúde.
Em outubro de 2023, com a publicação da Portaria 697/2023-SMS, o programa deu início a sua quarta fase, expandindo sua atuação para as Unidades Básicas de Saúde tradicionais e abrangendo novos territórios no município. Nesse novo cenário, o PAVS se reinventa, estabelecendo novos fluxos e processos de trabalho que garantem a continuidade das ações de saúde ambiental.
O PAVS passa por processo contínuo de inovação, adaptando-se aos novos cenários enfrentados para trabalhar as problemáticas socioambientais dos territórios atendidos, mantendo seu objetivo: construir uma agenda integrada com a atenção básica, fortalecer a atuação intersetorial e intersecretarial e construção de projetos socioambientais com a efetiva participação da comunidade.
Metodologias de trabalho
Visita Domiciliar Ambiental:
As visitas domiciliares ambientais (VDA) são realizadas pelos ACS junto com os APA, parte essencial do processo de trabalho para os profissionais da
Estratégia Saúde da Família - ESF. É por meio desta ferramenta que a equipe de saúde absorve parte das necessidades do território, assim como também leva informações sobre a saúde individual e coletiva no ambiente da promoção à saúde. Neste sentido, como parte da equipe ESF, o APA realiza orientações de saúde ambiental sobre os eixos temáticos PAVS.
Projetos:
- Construídos coletivamente, com a equipe da unidade e/ou comunidade, a partir de demandas de saúde ambiental identificadas nos territórios, por meio do diagnóstico socioambiental ou outros instrumentos.
Práticas incorporadas:
- Projetos alcançaram a sustentabilidade dentro da UBS e/ou territórios;
- Atividades foram incorporadas na dinâmica de trabalho da UBS.
Ações pontuais:
- Ações eventuais, demandadas pelo território ou equipes;
- Não estão vinculadas a projetos ou práticas incorporadas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk