Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Dia Nacional do Voluntariado: há 23 anos cabeleireiro atende pacientes internadas em hospital municipal

Mais de 600 cidadãos integram Programa Voluntários da Saúde da SMS, doando tempo e talento nos equipamentos da rede municipal
Retrato em close de Francisco, um homem sorridente, em ambiente interno de hospital. Ele tem cabelo preto curto com alguns fios grisalhos e levemente ondulados, entradas discretas, sobrancelhas espessas e um pequeno cavanhaque grisalho no queixo. Usa óculos de armação retangular escura. Veste blusa vermelha por baixo de uma jaqueta preta acolchoada e está com um avental escuro.  Com a mão esquerda, ele ergue dois crachás presos a um cordão verde. O crachá da esquerda, com moldura verde e a palavra “VOLUNTÁRIO” visível, foi o primeiro que ele recebeu ao iniciar o voluntariado no hospital. À direita, há um segundo crachá, com moldura lilás/rosa, também com sua foto. A expressão aberta e o gesto com os crachás transmitem orgulho e alegria.

Todas as terças-feiras, o cabeleireiro Francisco Gondim Borges, de 63 anos, lava, corta e escova cabelos em um lugar diferente de seu salão: ele faz isso no Cantinho da Beleza do Hospital Municipal Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha - Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva, atendendo pacientes que estão internadas na unidade.

Com 40 anos de profissão, Francisco atua há 23 anos como voluntário no hospital. “A vida é gratidão; minha profissão me deu tanto que hoje eu tenho a possibilidade de agradecer prestando esse serviço aqui”, afirma o cabeleireiro.  Além disso, ele diz que tem um carinho especial pelo hospital, pois foi o local onde sua primeira filha nasceu, em 1992.

O profissional atende especialmente as pacientes internadas na Casa da Gestante, voltada a mulheres em gestação de risco, que necessitam de cuidados especiais até o parto. Além disso, no último ano ele passou a chegar mais cedo à unidade, para poder embelezar também as profissionais de saúde.

Depois de lavar, cortar e escovar os cabelos de Pâmela Aparecida da Silva, de 29 anos, Francisco maquiou a paciente com brilho nos olhos e nos lábios, além de presenteá-la com meias de tricô azuis para serem entregues a Ravi, que estava com 30 semanas na barriga da mãe: “Agora eu entendi porque mulheres não querem ir embora da Casa da Gestante”, brinca Pâmela.

Duas fotos dispostas lado a lado, feitas numa sala clara, com paredes brancas, quadros com certificados na parede e bancada com espelho e objetos de higiene. Ambiente lembra um consultório/hospital.  À esquerda: um Francisco, um homem de cabelo curto escuro com fios grisalhos e óculos, veste jaqueta preta acolchoada por cima de um moletom vermelho e avental. Ele segura um secador vermelho e escova o cabelo de Pâmela, que está sentada de costas. A mulher tem pele negra, cabelo preto úmido e comprido, e usa uma capa de salão roxa sobre os ombros. Vê-se o fio do secador ligado à tomada e itens sobre a bancada.  À direita: Pâmela aparece de frente, sorrindo, já com o cabelo preto escovado, liso e alinhado. Ela usa avental/roupa hospitalar clara e pulseira de identificação no punho. Segura um par de peças de tricô azul e um pequeno santinho. Atrás dela está o mesmo cabeleireiro, de avental, com a mão no ombro da paciente, também sorrindo.
Pâmela saiu do Cantinho da Beleza sorridente. (Foto: Divulgação/SMS)

Francisco acredita que o atendimento ajuda as pacientes melhorarem a autoestima e saírem um pouco da rotina da internação, que pode ser cansativa.  “Elas levantam da cama até mais rápido quando ele vem aqui; ele dá ânimo para muitas das nossas pacientes”, comenta a técnica de enfermagem Walquiria.

Outra paciente do hospital, Isabela Turbani dos Santos, de 24 anos, confirma a análise de Francisco, depois de sair todo arrumada do Cantinho da Beleza: “Eu estava me sentindo mal e agora eu estou linda e maravilhosa”, fala com um grande sorriso. Grávida de Thales e internada devido uma restrição de crescimento intrauterino, ela tem certeza que a felicidade que sente chega até o filho.

O cabeleireiro é um dos 23 voluntários que atuam em diferentes áreas do Hospital Cachoeirinha; 11 deles atuam na capelania, cinco na captação de roupas e calçados para doações, sete na doulagem e quatro na oficina de artesanato.

Outra voluntária, Maria Socorro Barros, de 75 anos, trabalhou 30 anos como atendente de enfermagem no hospital, até se aposentar. Mas não conseguiu ficar longe e decidiu voltar, desta vez para doar seu tempo e talento. Hoje, atua no setor de captação de roupas e calçados, que são doados para as mães e bebês em situação de vulnerabilidade. Habilidosa com costura, ela ainda faz reparos e ajustes nas peças recebidas: “O voluntariado é muito bom. Eu acho que todo mundo deveria se doar um pouco”, afirma.

Foto em close de Maria costurando numa máquina. Ela tem pele clara a morena-clara, cabelos curtos castanhos escuros com fios grisalhos, levemente ondulados, e usa óculos de armação metálica. Veste camisa jeans clara sob um suéter cinza e um avental rosa; as alças do avental são verdes com estampa de flores amarelas. Usa pequenos brincos prateados.
Maria está há 33 anos no hospital. (Foto: Divulgação/SMS)

Programa Voluntários da Saúde

Vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o  Programa Voluntários da Saúde promove o fortalecimento dos laços entre a sociedade e o sistema público de saúde. Desde 1965, a iniciativa convida cidadãos a colaborarem com as unidades de saúde com tempo, trabalho e talento de forma gratuita e solidária, contribuindo com ações que reforçam os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e promovem uma sociedade mais justa e participativa. De 2022 até junho 2025 o programa cresceu quase 60%, passando de 407 para 650 voluntários ativos na rede.

Para fazer parte do Programa Voluntários da Saúde os interessados devem procurar os interlocutores responsáveis pelo voluntariado nas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) ou nos hospitais municipais e apresentar um projeto de ação voluntária ou se disponibilizar a atuar naqueles já existentes.

Clique aqui para saber mais sobre o programa

 

collections
Galeria de imagens