Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025 | Horário: 08:27
Compartilhe:

Em apenas três dias, cidade de São Paulo aplica mais de 1.300 doses da vacina contra o sarampo em locais de grande circulação

O município oferta imunizante em 35 terminais de ônibus, rodoviários, estações do metrô, CPTM e no aeroporto de Congonhas
A imagem mostra uma profissional de saúde, vestindo jaleco branco com o logotipo do SUS no braço, aplicando uma vacina no braço esquerdo de um homem que veste uma camiseta listrada em tons de verde, branco e amarelo. A cena ocorre em um ambiente interno, possivelmente um posto de vacinação provisório, com outras profissionais de saúde ao fundo, também de jaleco, preparando materiais. A iluminação é artificial, com lâmpadas no teto, e há uma estrutura de concreto visível

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), aplicou desde segunda-feira (11) 1.312 doses da vacina contra o sarampo em terminais de ônibus, rodoviários, estações de trem, metrô e no aeroporto de Congonhas. Somente nesta quarta-feira (13), foram aplicadas 637 doses da vacina nesses locais.

A ação faz parte da estratégia da Prefeitura de São Paulo para ampliar a proteção da população e atualizar a situação vacinal conforme o calendário vigente. Até o final do mês de agosto, equipes da SMS estarão presentes em terminais de ônibus e estações de metrô e CPTM, facilitando o acesso de quem circula pela cidade à vacina.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI), Luciana Ursini, “apesar de não ter casos confirmados na cidade de São Paulo, alguns países vizinhos do Brasil apresentaram casos da doença e, considerando a volta do período de férias, nós estamos intensificando a imunização como forma de prevenção, vacinando nos locais de grande concentração de pessoas, nos terminais de ônibus e nos aeroportos”.

“A vacinação é a medida mais eficaz de prevenção, controle e eliminação do sarampo, uma doença grave, em especial na infância, ocasionada por um vírus de alta transmissibilidade. Ou seja, um caso positivo pode ser transmitido para até 18 pessoas”, explica Luciana.

A vacina contra o sarampo será oferecida durante o mês de agosto em locais de grande circulação de pessoas, para o público de bebês de 6 meses até adultos de 59 anos. Essa intensificação tem o objetivo de proteger a população contra o sarampo por meio da atualização da situação vacinal, conforme o calendário vigente. A capital mantém altas coberturas vacinais contra a doença: 98,50% em 2023, 96,94% em 2024 e 101,61% até abril de 2025, considerando crianças de 1 ano de idade.

Além das ações itinerantes, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMAs/UBS Integradas, no mesmo horário. A unidade mais próxima pode ser consultada pelo Busca Saúde.

Confira os locais de vacinação na página da Covisa.

collections
Galeria de imagens