Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2014 | Horário: 09:44
Compartilhe:

Intercâmbio de experiências na EMS

EMS recebe Lone Marthorst Rasmussen, professora de enfermagem da Social-og Sundhedsskolen FYN

No início do mês de setembro, a Escola Municipal de Saúde (EMS) recebeu Lone Marthorst Rasmussen, professora do curso de enfermagem da Social-og Sundhesskolen FYN, da Dinamarca. O convite oficial foi realizado por Marina Bombana, assistente para Ciência, Inovação e Ensino Superior do Consulado Geral da Dinamarca no Brasil. A visita à EMS serviu como intercâmbio de experiências. “A Lone tem expertise na área de ‘cuidado ao idoso’, ela nos relatou as estratégias de trabalho adotadas pelo sistema de saúde do seu país, e , claro, conheceu um pouco do que fazemos por aqui”, conta Ester Finguerut Serff, diretora da Divisão de Educação da EMS.

A enfermeira Lone foi uma das profissionais a integrar a comitiva de empresários e cientistas dinamarqueses, que vieram ao Brasil conhecer o Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de avaliar as possíveis ações e objetos de cooperações. Até porque, tanto o Brasil quanto a Dinamarca possuem desafios comuns nessa área.

Na mesma ocasião, os ministros da Saúde brasileiro e dinamarquês, Arthur Chioro e Nick Haekkerup, firmaram contrato de cooperação entre os países. Segundo Chioro, são muitas as possibilidades de cooperação entre o Brasil e a Dinamarca. Um dos desafios é o envelhecimento da população e seus impactos na área da Saúde, tendo em vista as doenças crônicas enfrentadas por essa faixa etária, pontos levantados nesse intercâmbio, assim como uma possível parceria na gestão dos hospitais públicos brasileiros. Além das questões apontadas, também foi destacada a importância da pesquisa científica, outra possível área de parceria entre os dois países.

Colaborador: Nádia Fischer

collections
Galeria de imagens