Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 13 de Agosto de 2015 | Horário: 15:34
Compartilhe:

Seminário “Desenvolvimento infantil e vínculos familiares”

O encontro discutiu pontos importantes da Política São Paulo Carinhosa na Saúde e seu Plano de Educação Permanente.

A Secretaria Municipal da Saúde - SMS, por meio da Escola Municipal de Saúde – EMS, iniciou na segunda-feira (10/08), o primeiro dia do Seminário Desenvolvimento Infantil e Vínculos Familiares da Política São Paulo Carinhosa na Saúde.

A diretora da EMS, Laura Santucci, fez a abertura do evento apresentando um vídeo sobre a Política São Paulo Carinhosa, explicando seus pontos mais importantes e expondo algumas ações já realizadas na Cidade de São Paulo. Com um vídeo de boas vindas da coordenadora, Ana Estela Haddad, o encontro foi iniciado.

A primeira apresentação foi da coordenadora da Atenção Básica, Dra. Rejane Calixto Gonçalves, que mostrou o histórico da Política São Paulo Carinhosa na Saúde, sua área de atuação e abrangência, e ao final enfatizou a importância do afeto, convivência e cuidado familiar.

A fala seguinte foi da diretora da Escola Municipal de Saúde, Laura Santucci, sobre Educação Permanente para o Programa São Paulo Carinhosa na Saúde. A diretora destacou que a Educação Permanente tem como eixo pedagógico o processo de trabalho, logo, é uma ferramenta fundamental para a transformação nas práticas de saúde, sendo possível, somente, se houver a participação de gestores e trabalhadores nos espaços coletivos de gestão da ação educativa. Também foi apresentado aos participantes o primeiro módulo do curso Desenvolvimento Infantil e Vínculos Familiares.

A terceira apresentação ficou por conta da Coordenadora da Área de Infância e Adolescência da SMS, Dra. Athene Maria Mauro, que apresentou os fundamentos para Priorização da Primeira Infância. Em sua fala a médica salientou a importância real dos vínculos familiares, que podem ser feitos a partir de qualquer modelo de família. "Esse cuidado pode ser feito através de qualquer arranjo familiar, homem e mulher, dois homens, duas mulheres, avós e etc. Não importa a forma como essa família é estruturada, o que vale são os vínculos afetivos que são feitos nela", destacou Athene.

A Dra. Lislaine Fracolli, da Escola de Enfermagem da USP, apresentou o "Projeto Janelas de Oportunidades" e mostrou como o uso de tecnologias pode contribuir para reconhecer os ambientes de stress tóxico e revertê-los.

O seminário contou ainda com a participação da Dra. Karina Barros Calife Batista e da Dra. Solange Sabóia, da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, que apresentaram os dados de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças de seu território. E de Terciane Alves, assessora da Coordenadora da Política da Primeira Infância do Programa São Paulo Carinhosa.

O evento contou com a participação de profissionais da rede municipal de saúde, como agentes comunitários, médicos, enfermeiros, dentistas e nutricionistas. Todos participaram do debate ao final para contribuir na formação do Plano de Educação Permanente.

collections
Galeria de imagens