Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2015 | Horário: 14:56
Compartilhe:

São Paulo Carinhosa na Saúde expõe ações da área da saúde da criança na Região Sul

EMS promove seminário de sensibilização na Região Sul para o curso Desenvolvimento Infantil e Vínculos Familiares da Política São Paulo Carinhosa na Saúde.

Com o objetivo de sensibilizar mais de três mil profissionais de saúde, apresentando as diretrizes de cuidados da Política São Paulo Carinhosa - projeto municipal para o desenvolvimento integral da primeira infância - , a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) juntamente com a Escola Municipal de Saúde (EMS) realizou na terça-feira (25) mais duas edições do Seminário Desenvolvimento Infantil e Vínculos Familiares, na Zona Sul.

Um dos grandes destaques do evento, realizado no CEU Vila Rubi, foi a participação das crianças do Projeto Parques Sonoros, atividade que faz parte da Política São Paulo Carinhosa na Educação, e garante a bebês e crianças das comunidades expressão e criatividade pela linguagem da música.

Com a participação de 520 profissionais da rede municipal de saúde, entres agentes comunitários, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais da saúde, o evento foi aberto por Laura Santucci, diretora da EMS, que apresentou mais uma vez a importância do Plano de Educação Permanente e convidou todos a participarem do curso que será realizado a partir das atividades do seminário, que será lançado no segundo semestre de setembro deste ano. O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Integral à Primeira Infância no Município de São Paulo, foi apresentado por Selma Maria dos Santos, assessora que representou Rejane Calixto, coordenadora da Atenção Básica à Saúde.

Andreia Munhoz, médica pediatra da saúde da criança, representou Athene Maria Mauro, médica e coordenadora da Área de Infância e Adolescência da SMS, e apresentou os Fundamentos para a priorização da Primeira Infância, dando destaque aos vínculos da família no desenvolvimento cerebral, cognitivo e afetivo das crianças.

Anna Maria Chiesa, coordenadora do projeto Nossas Crianças Janelas de Oportunidades, apresentou mais uma vez o trabalho com famílias na estratégia saúde da família. Já a apresentação da caracterização do território do Grajaú e Ações desenvolvidas referente à saúde da criança foi feita pelos médicos da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, Paulo de Albuquerque e Renata Fernandes Fiorenza Gonçalves.

A apresentação geral e diretrizes da política São Paulo Carinhosa foi feita por Ana Estela Haddad, coordenadora do programa, que abordou a importância do projeto para a busca de articulação política municipal para o desenvolvimento integral dessas crianças.

O evento foi encerrado em um momento que emocionou o público presente, com a canção Aquarela, de Toquinho, todos de mãos dadas e cantando, reforçaram o compromisso em sempre buscar a melhor atenção integral à saúde da primeira infância. A última rodado do seminário será realizada na próxima quinta-feira (27) no CEU Vila Rubi a partir das 8h.

collections
Galeria de imagens