Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 17 de Outubro de 2017 | Horário: 14:59
Compartilhe:

Curso da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo forma doulas voluntárias

O curso tem como objetivo instruir doulas para que elas atuem nas maternidades e nas Unidades Básicas de Saúde do SUS

Por: Laura Leite Pacheco

O primeiro curso da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) para a formação de doulas está sendo realizado neste segundo semestre de 2017. As doulas são voluntárias que não possuem especialização médica e são treinadas para ajudar mulheres no período da gestação e durante o parto. O curso foi organizado pela Área Técnica de Saúde da Mulher, Programa de Voluntários da Saúde e pelo Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa em Saúde (CEDEPS).
O curso começou em 28/08 e contou com 10 aulas teóricas de quatro horas de duração as quartas e quintas-feiras A primeira turma é composta por 15 alunas que já possuem experiência prévia como voluntárias no sistema público de saúde. Segundo Lucilene Terengue, funcionária da Escola Municipal de Saúde Sul (EMSS) mais de mil mulheres se inscreveram para participar. Ela acredita que o curso irá abrir portas para mais mulheres que queiram atuar na área de doulagem: “Eu acho que muitos cursos de doulas virão daqui para frente, com a multiplicação que a gente vai ter de instrutores. E as regiões de saúde de toda a cidade também vão estar se mobilizando para realizar esse curso.”


O curso está sendo fornecido pela prefeitura após a criação da lei que permitiu a presença das doulas nos hospitais públicos, onde antes elas eram proibidas de atuar. Para Betina Black Dalarmelino, uma das coordenadoras do curso, é importante frisar que apesar da categoria estar crescendo muito, ela ainda não é tida como profissão: “Na SMS o trabalho delas é como voluntárias e é muito importante que a gente tenha isso claro, que elas vão atuar como voluntárias em todas as maternidades e nas UBS”.
O médico obstetra e membro da equipe de capacitação do curso José Joaquim Rodrigues Filho acredita que a área ainda está engatinhando no Brasil, e que o município de São Paulo saiu na frente ao capacitar as doulas para atuarem não só nas maternidades, mas em todas as unidades da rede de saúde pública. “Nós viemos fazendo esse trabalho com doulas na região norte há mais de dez anos e a gente fica contente que agora existe a lei, que institucionalizou a existência delas nas equipes multiprofissionais das maternidades. A função da doula é muito importante para que o nosso objetivo de humanizar o parto e estimular o vínculo da mãe e do pai com o bebê seja cem por cento satisfatório” diz ele.

 

collections
Galeria de imagens