Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 5 de Agosto de 2025 | Horário: 14:00
Compartilhe:

Encontro de Pics no Parque da Independência celebra o Dia Nacional da Saúde 

Evento de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde teve foco na promoção da saúde
A imagem mostra uma grande formação humana em espiral, composta por dezenas de pessoas de mãos dadas, ocupando o centro de uma ampla avenida pavimentada. A espiral é formada por várias voltas concêntricas, com os participantes organizados de maneira bastante simétrica e coordenada. O local é o Parque da Independência, em São Paulo, identificado ao fundo pelo edifício imponente do Museu do Ipiranga, com sua arquitetura clássica e coloração bege clara. O museu está centralizado na composição da foto, ao fim da longa alameda arborizada que leva até ele. Há palmeiras imperiais e outras árvores ao longo dos dois lados da via. As pessoas que formam a espiral vestem roupas variadas, coloridas e casuais, indicando clima ameno. Há diversidade de idades, com predominância de adultos e idosos.  A perspectiva aérea, feita provavelmente por um drone, ressalta a simetria da espiral humana e a imponência do espaço urbano e paisagístico. A cena transmite união, mobilização e propósito coletivo — possivelmente um ato simbólico ou manifestação pacífica.

Participantes do encontro praticam dança circular no Parque da Independência (Acervo/SMS)

Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, celebrado neste 5 de agosto, a Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu o I Encontro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) no Parque da Independência, no Ipiranga.
Com o tema “O cuidado complementar na promoção e prevenção às Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT)”, a atividade contou com uma programação voltada ao bem-estar físico, emocional e espiritual da população, reforçando o compromisso com a saúde integral e a valorização das práticas do SUS.

Durante o encontro, o público pode experimentar práticas individuais como auriculoterapia, reiki e aromaterapia, além de vivenciar atividades coletivas como terapia comunitária integrativa, tai chi pai lin, meditação, dança circular sagrada, yoga, qi gong e reiki em grupo. 

Também foram oferecidas aula de zumba, avaliação de bioimpedância e diversas ações de promoção e prevenção de doenças, com orientações sobre cultura de paz, nutrição, saúde bucal e iniciativas do programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs) e do Modera SP. Insumos de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST) também foram distribuídos.

Pics
O evento foi uma oportunidade para a população conhecer e se beneficiar das Pics, que promovem o cuidado em saúde com foco na escuta, no acolhimento e na promoção da qualidade de vida. 

A cidade de São Paulo é pioneira na implantação das Pics na saúde pública, desde 2001. Atualmente, quase todas as 479 UBSs da cidade oferecem as práticas, juntamente com os seis Centros de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPICS), 23 Centros de Convivência e Cooperativa (Cecco), sete Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursi), 50 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), três hospitais municipais e também os Centros Especializados em Reabilitação (CER).

collections
Galeria de imagens