Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 2 de Julho de 2025 | Horário: 15:28
Compartilhe:

Estação Prevenção – Jorge Beloqui e canal SPrEP completam dois anos com mais de 35 mil atendimentos

Unidade na Estação República e canal online no app e-saúdeSP têm como foco a oferta de serviços de prevenção ao HIV de forma rápida, segura e adaptada às rotinas da população
A imagem mostra a Estação Prevenção Jorge Beloqui, localizada dentro de uma estação de metrô. O espaço tem paredes de vidro e uma identidade visual marcante na cor roxa. No letreiro acima da entrada, vê-se o nome da unidade acompanhado de uma fita vermelha, símbolo da luta contra o HIV/AIDS.  No interior da sala, há algumas pessoas sentadas em cadeiras amarelas, aguardando atendimento. Um profissional trabalha em uma mesa, também em uma cadeira amarela, com computador e outros materiais. A sala é iluminada, organizada e acolhedora, transmitindo um ambiente de saúde e cuidado.  À direita da imagem, vê-se parte da estação de metrô com sinalização de “embarque” em português e inglês, além de painéis de azulejos em tons de verde e azul, característicos da arquitetura de estações de transporte público em São Paulo.  A Estação Prevenção é uma iniciativa voltada à promoção da saúde e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, homenageando Jorge Beloqui, ativista dos direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS

A Estação Prevenção - Jorge Beloqui e o canal SPrEP - PrEP e PEP online, localizado no app e-saúdeSP, ambas iniciativas da Coordenadoria de IST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), completam neste mês da Diversidade LGBT+, dois anos de atuação com foco na ampliação da prevenção ao HIV. Dentro desse período, os números são bastante expressivos: mais de 35 mil atendimentos, sendo cerca de 25 mil na Estação Prevenção e cerca de 10 mil pelo canal SPrEP. 

A Estação Prevenção – Jorge Beloqui funciona dentro da Estação República do Metrô (Praça da República, 299 - Centro) de terça-feira a sábado, das 17h às 23h, ofertando testagem para HIV, início da Terapia Antirretroviral (Tarv) em caso positivo e acesso à prevenção por meio das profilaxias pré e pós-exposição ao vírus (PrEP e PEP, respectivamente), além de insumos preventivos (camisinha interna e externa, gel lubrificante e autoteste de HIV). A unidade tem como objetivo inserir os serviços no cotidiano de locomoção das pessoas. Ao todo, foram 18 mil atendimentos para PrEP, três mil para PEP e 4 mil atendimentos voltados para testagem rápida do HIV.
 
Já o canal SPrEP - PrEP e PEP online, que fornece teleconsulta médica por meio do aplicativo e-saúdeSP todos os dias (inclusive feriados e finais de semana), das 18h às 22h, contabiliza cerca de 10 mil atendimentos, sendo 5.800 para acesso à PrEP, 2.600 para acesso à PEP e 1.600 atendimentos referentes a consultas no geral, para acesso a informações sobre os serviços e as estratégias de prevenção ao HIV e outras IST.

Ambas as iniciativas foram implementadas na capital com o objetivo de expandir o acesso aos serviços de forma agilizada e adaptada às inovações tecnológicas. Até o momento, a Estação Prevenção conta com uma média de 70 atendimentos diários, com um recorde de 110 atendimentos em um único dia. 

No canal SPrEP, após a teleconsulta e emissão da prescrição online, o munícipe pode realizar a retirada de medicamentos no mesmo dia e em horários alternativos aos serviços de saúde tradicionais, tanto em unidades 24h de urgência e emergência quanto nas máquinas automáticas, que estão localizadas nas Estações Luz, Vila Sônia, Tucuruvi e Consolação com funcionamento das 4h40 à meia-noite, todos os dias. Com um ano de funcionamento, as máquinas automáticas somam mais de 3.500 retiradas de PrEP, PEP e autotestes de HIV.
 
Na plataforma do e-saúdeSP estão integrados o prontuário eletrônico, resultado de exames laboratoriais e de imagem, informações dos processos regulatórios, agendamentos e plataforma de teleassistência em um único local. Informações sobre como utilizar o canal estão disponíveis na página na Coordenadoria de IST/Aids.
 

collections
Galeria de imagens