Secretaria Municipal da Saúde
Iago criou personagem “Dentão” para transformar sorrisos com técnica e humanização

Natural de Lavras da Mangabeira, no interior de Fortaleza (CE), Iago Ferreira de Souza tem 31 anos de idade e construiu uma trajetória acadêmica e profissional a partir de desafios que não venceram sua determinação.
O cirurgião-dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) Encosta Norte, no Itaim Paulista, zona leste de São Paulo, teve toda a sua formação escolar na rede pública, em uma região onde o acesso à universidade ainda é uma conquista. Sua escolha pela profissão veio a partir de uma experiência de trabalho em um consultório odontológico na sua cidade natal.
Quando prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2014, além de passar para o curso de Odontologia na Universidade de Guarulhos (UNG), conseguiu uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Devido ao alto custo com a compra de materiais odontológicos para o curso, durante os cinco anos de faculdade ele conciliou os estudos com o trabalho. Morava em Osasco, estudava em Guarulhos e trabalhava com vendas na capital paulistana.
Desde a sua graduação, lhe interessavam o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o cuidado com populações vulneráveis. É que Iago tinha um histórico de voluntariado que acabou naturalmente sendo um condutor nesse percurso profissional. Em 2020, ingressou na residência multiprofissional em Saúde da Família pela Organização Social de Saúde (OSS) Santa Marcelina Saúde, onde passou dois anos imerso nas práticas de habilidades clínicas e humanizadas. Após esse período, começou a atender pessoas de todas as idades na UBS Encosta Norte.
Janelas de oportunidades
Durante a residência, o jovem profissional passou por estágios eletivos em locais de grande vulnerabilidade social, como o Dique da Vila Gilda, maior favela sobre palafitas da América Latina, em Santos (SP). O trabalho era na Policlínica Areia Branca, da Prefeitura de Santos. Depois, no Rio de Janeiro (RJ), trabalhou na segunda maior favela da América Latina, a Rocinha, onde atuava pela Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza, da prefeitura. Iago também trabalhou pela Organização Não-Governamental (ONG) Sementes da Saúde, em Benin, na África Ocidental.
Essas experiências foram surgindo como oportunidades que Iago abraçou em períodos de estágios eletivos externos, como residente na Saúde. Além da disposição para trabalhos humanitários, seu aprendizado na carreira se desenvolve com uma criatividade nata aplicada, sobretudo, ao atendimento humanizado de crianças. Foi assim que nasceu o ‘Dentão’, personagem que ele incorpora para a educação dos pequenos sobre prevenção e cuidado em saúde bucal nas escolas da cidade. A ideia de criar um trabalho educativo-pedagógico que reproduza o conhecimento de forma divertida surgiu durante as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), parceria da Saúde e Educação municipais de São Paulo.
“O Dentão aproxima os profissionais das crianças e nos ajuda a sensibilizá-las e, mais do que isso, a superar medos de experiências odontológicas ou mesmo a ansiedade de um primeiro contato com esse tipo de cuidado”, explica. Essa abordagem inovadora no SUS da capital fez do personagem a marca registrada de Iago na rede municipal de saúde. “Nos atendimentos, combino cuidado, educação e diversão. Vejo minha profissão como uma missão, de levar saúde para os mais vulneráveis, esse é o meu propósito.”
Q+
Iago diz que a maior riqueza da vida está nas coisas simples e nas trocas com as pessoas nessa trajetória. Fora do horário de trabalho, ele gosta das experiências que as viagens do voluntariado proporcionam. Já participou de rodas de dança na África, jogou futebol com os meninos da Rocinha, e ouviu histórias contadas pelos povos ribeirinhos da Amazônia. “Nesses contatos é que eu sinto que cresço como pessoa”, conclui.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk