Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025 | Horário: 15:31
Compartilhe:

Modera SP vence 5ª edição do Prêmio Hely Lopes Meirelles

Premiação promovida anualmente pela Câmara Municipal de São Paulo, reuniu nove trabalhos finalistas da Saúde  
Representantes dos nove projetos finalistas da saúde que concorreram a 5ª edição do Prêmio Hely Lopes Meirelles estão posicionados em frente a bancada do plenário na Câmara Municipal, de São Paulo. Todos que concorreram ao prêmio estão segurando um certificado de participação. No centro da foto, está a Coordenadora da Atenção Básica, Giselle Cacherik, segurando uma placa destacando a premiação ao projeto Modera SP como o vencedor da 5 Edição do Prêmio Hely Lopes Meirelles. Ela está vestida com uma malha cinza e calça preta e tênis branco

Modera SP, a ferramenta digital do aplicativo e-SaudeSP, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi o projeto vencedor da 5ª edição do Prêmio Hely Lopes Meirelles, na categoria “Projetos Iniciados e/ou em Andamento”, concedido em cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo (CMSP), na última sexta-feira (26). 

A Saúde municipal foi a secretaria com mais indicações e recebimentos de certificados de reconhecimento, com seis projetos na categoria “Iniciados e/ou em andamento” e dois na categoria dos “Finalizados”. A secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs), Sandra Sabino, disse que a premiação reconhece o empenho do município de São Paulo em tratar a dependência alcóolica. “É um assunto sensível que precisa da intervenção já de forma preventiva. Nos orgulha muito essa premiação e todas as indicações de vários projetos, porque demonstra a proatividade da nossa secretaria em buscar inovações para ampliar e qualificar o atendimento à população”, disse.

Vigilância, inovação e cuidados especializados foram finalistas
Entre os indicados à premiação estiveram os Núcleos de Vigilância (Nuvis), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com a utilização da epidemiologia como ferramenta de gestão para a integralidade, equidade do cuidado e respostas rápidas em saúde pública; as máquinas automáticas de entrega de métodos de prevenção ao HIV, do programa SRPreP, o edital de seleção pública e conexões: “Encontro de coletivos de Organizações Não-Governamentais (Ongs) de HIV/Aids da cidade de São Paulo”; projeto Acolhimento 60+, o Programa de Acreditação, Integridade e Qualidade da Rede de Ouvidorias SUS da cidade de São Paulo e a otimização da realização de consultas, cirurgias e procedimentos, pelo monitoramento da produção dos equipamentos de saúde da atenção especializada ambulatorial. 

Entre os trabalhos na categoria finalizados, a SMS concorreu também com o projeto “Comparativo – Judicialização da Saúde no Município de São Paulo em relação ao Brasil entre 2023 e 2024 e a Redução do Índice de Judicialização do Programa Acessa SUS no município de São Paulo de 2023 a 2024”. 

 
Modera SP foi destaque internacional neste ano
A ferramenta começou a ser desenvolvida em 2023, pela SMS, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) para promover a saúde, oferecer triagem e breve intervenção em casos de consumo nocivo de álcool. O sistema permite que os usuários monitorem o risco de dependência da droga lícita, bem como favorece o acompanhamento em saúde dessas pessoas, inclusive com prevenção.

Em agosto último, o Modera SP foi finalista da 10ª Conferência Internacional de Saúde Pública Digital (DPH), na Ilha da Madeira, em Portugal, com a participação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A inovação da saúde paulistana é pioneira na avaliação e prevenção do consumo nocivo de álcool e concorreu na categoria Scale-Up, para iniciativas de expansão. O programa da Prefeitura de São Paulo se estrutura em três eixos: capacitação de mais de 2,5 mil profissionais, ferramenta digital no e-SaudeSP e plataforma de apoio clínico integrada à rede.

Para a coordenadora da atenção básica da Saúde, Giselle Cacherik, com o desenvolvimento da ferramenta, agora é possível fazer o manejo de situações por nível de dependência, com os direcionamentos adequados. “Fazemos a triagem desde o mais leve até aquele que realmente precisa buscar ajuda. E, por meio do aplicativo, conseguimos capacitar a rede da atenção básica, porque antes estava muito voltado para a questão dos Centros de Atenção Psicossociais Álcool e Drogas (Caps AD)”, explicou. 

Sobre o Prêmio Hely Lopes Meirelles do Gestor Público Eficiente
Instituído pela Resolução nº 23/2017, o prêmio é uma forma de reconhecimento de gestores públicos municipais que tiveram destaque com a implementação de projetos de aprimoramento das atividades na cidade de São Paulo.

Hely Lopes Meirelles foi um jurista e administrador público brasileiro. Nascido em Ribeirão Preto, formou-se em Direito na Faculdade do Largo São Francisco. Foi magistrado, secretário da Justiça e secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo. É reconhecido por seus trabalhos no ramo do direito administrativo e do direito municipal.

collections
Galeria de imagens