Secretaria Municipal da Saúde
Modera SP vence 5ª edição do Prêmio Hely Lopes Meirelles

Modera SP, a ferramenta digital do aplicativo e-SaudeSP, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi o projeto vencedor da 5ª edição do Prêmio Hely Lopes Meirelles, na categoria “Projetos Iniciados e/ou em Andamento”, concedido em cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo (CMSP), na última sexta-feira (26).
A Saúde municipal foi a secretaria com mais indicações e recebimentos de certificados de reconhecimento, com seis projetos na categoria “Iniciados e/ou em andamento” e dois na categoria dos “Finalizados”. A secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs), Sandra Sabino, disse que a premiação reconhece o empenho do município de São Paulo em tratar a dependência alcóolica. “É um assunto sensível que precisa da intervenção já de forma preventiva. Nos orgulha muito essa premiação e todas as indicações de vários projetos, porque demonstra a proatividade da nossa secretaria em buscar inovações para ampliar e qualificar o atendimento à população”, disse.
Vigilância, inovação e cuidados especializados foram finalistas
Entre os indicados à premiação estiveram os Núcleos de Vigilância (Nuvis), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com a utilização da epidemiologia como ferramenta de gestão para a integralidade, equidade do cuidado e respostas rápidas em saúde pública; as máquinas automáticas de entrega de métodos de prevenção ao HIV, do programa SRPreP, o edital de seleção pública e conexões: “Encontro de coletivos de Organizações Não-Governamentais (Ongs) de HIV/Aids da cidade de São Paulo”; projeto Acolhimento 60+, o Programa de Acreditação, Integridade e Qualidade da Rede de Ouvidorias SUS da cidade de São Paulo e a otimização da realização de consultas, cirurgias e procedimentos, pelo monitoramento da produção dos equipamentos de saúde da atenção especializada ambulatorial.
Entre os trabalhos na categoria finalizados, a SMS concorreu também com o projeto “Comparativo – Judicialização da Saúde no Município de São Paulo em relação ao Brasil entre 2023 e 2024 e a Redução do Índice de Judicialização do Programa Acessa SUS no município de São Paulo de 2023 a 2024”.
Modera SP foi destaque internacional neste ano
A ferramenta começou a ser desenvolvida em 2023, pela SMS, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) para promover a saúde, oferecer triagem e breve intervenção em casos de consumo nocivo de álcool. O sistema permite que os usuários monitorem o risco de dependência da droga lícita, bem como favorece o acompanhamento em saúde dessas pessoas, inclusive com prevenção.
Em agosto último, o Modera SP foi finalista da 10ª Conferência Internacional de Saúde Pública Digital (DPH), na Ilha da Madeira, em Portugal, com a participação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A inovação da saúde paulistana é pioneira na avaliação e prevenção do consumo nocivo de álcool e concorreu na categoria Scale-Up, para iniciativas de expansão. O programa da Prefeitura de São Paulo se estrutura em três eixos: capacitação de mais de 2,5 mil profissionais, ferramenta digital no e-SaudeSP e plataforma de apoio clínico integrada à rede.
Para a coordenadora da atenção básica da Saúde, Giselle Cacherik, com o desenvolvimento da ferramenta, agora é possível fazer o manejo de situações por nível de dependência, com os direcionamentos adequados. “Fazemos a triagem desde o mais leve até aquele que realmente precisa buscar ajuda. E, por meio do aplicativo, conseguimos capacitar a rede da atenção básica, porque antes estava muito voltado para a questão dos Centros de Atenção Psicossociais Álcool e Drogas (Caps AD)”, explicou.
Sobre o Prêmio Hely Lopes Meirelles do Gestor Público Eficiente
Instituído pela Resolução nº 23/2017, o prêmio é uma forma de reconhecimento de gestores públicos municipais que tiveram destaque com a implementação de projetos de aprimoramento das atividades na cidade de São Paulo.
Hely Lopes Meirelles foi um jurista e administrador público brasileiro. Nascido em Ribeirão Preto, formou-se em Direito na Faculdade do Largo São Francisco. Foi magistrado, secretário da Justiça e secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo. É reconhecido por seus trabalhos no ramo do direito administrativo e do direito municipal.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk