Secretaria Municipal da Saúde
HSPM lembra Dia Mundial da doença de Alzheimer com palestras de conscientização
Por Erik de Oliveira
Por ocasião do dia Mundial da Doença de Alzheimer, em 21 de setembro, o HSPM realizará no próximo dia 20 (sábado), em seu anfiteatro, o 3º Simpósio de Geriatria e Gerontologia, destinado a médicos e profissionais da saúde. Serão cinco horas de evento para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e abordar temas como o tratamento farmacológico, não farmacológico e a reabilitação dos pacientes.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, progressiva, caracterizada por perda das funções cognitivas (memória, linguagem, atenção, planejamento, entre outras) e comprometimento das atividades da vida diária. Ela não possui cura, porém deve ser tratada para retardar o aparecimento dos sintomas e manter a qualidade de vida do enfermo. Estão indicados o tratamento farmacológico e não farmacológico, com atuação de equipe interdisciplinar, além de educação e apoio aos cuidadores.
Existem 3 estágios da doença. O portador da enfermidade apresenta no estágio inicial falhas de memória recente, mudança repentina de comportamento, falta de senso de direção e dificuldade em fixar informações. Já na 2º fase, chamada de intermediária, os sintomas são o aumento da perda de memória, dificuldade de reconhecer pertences próprios, de raciocínio, vocabulário, estresse e dependência para algumas atividades. Na ultima fase, a dependência se agrava, paciente deixa de andar e falar, não consegue reconhecer parentes e amigos, e essa limitação pode levar ao surgimento de feridas por todo o corpo.
Conheça no quadro acima as fases e sintomas do Alzheimer
Estima-se que no Brasil 1 milhão e 200 mil pessoas acima dos 60 anos sejam portadores da doença, aumentando importância do conhecimento sobre a enfermidade pelos médicos e profissionais da saúde.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk