Secretaria Municipal da Saúde
Região Norte realiza 3º Dia da Beleza Indígena
Equipe da UBS Aldeia Indígena Jaraguá-Kwarãy Djekupé palestrando sobre a saúde da mulher
Texto e foto por Raíssa Martins e Talita Coutinho
Com apoio da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), a aldeia Kwarãy-Djekupé, do Jaraguá, promoveu, na última quarta-feira (17/6), o 3º Dia da Beleza Indígena, que abordou a cultura guarani. Funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Aldeia Indígena Jaraguá-Kwarãy Djekupé orientaram os moradores da aldeia sobre saúde da mulher.
Durante o evento, o pessoal da unidade ressaltou a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, a importância da prevenção do câncer no colo do útero e de mama. Na UBS são realizados exames preventivos como Papanicolau e de apalpação das mamas. “É importante sempre lembrar a necessidade de fazer esses exames preventivos, tanto quanto o uso de métodos anticoncepcionais”, disse a enfermeira Milena Maciel Ramos.
Foram transmitidas informações sobre os cuidados que podem ser obtidos para o cabelo com o uso da planta babosa
No 3º Dia da Beleza Indígena houve demonstrações de pinturas corporais, tratamento de pele com argila e informações sobre os cuidados que podem ser obtidos para o cabelo com o uso da planta babosa, apresentações. Também foram realizadas demonstrações de dança, venda de artesanato e uma roda de conversa com o líder da aldeia, David Martim, para explicar a história dos guaranis e suas lutas diárias para manter vivas suas tradições.
Sempre que essas atividades são realizadas, a UBS Aldeia Indígena Jaraguá-Kwarãy Djekupé promove palestras sobre saúde junto aos moradores da aldeia.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk